A presença de Lula da Silva (PT) em Camaçari nesta quinta-feira (17) representa a última tentativa do partido de influenciar a eleição municipal com a figura mais proeminente da política brasileira: o presidente.
De acordo com as últimas pesquisas eleitorais da cidade, o cenário continua acirrado entre o candidato do União Brasil, Flávio Matos, e Luiz Caetano, do PT. Ambos os nomes estão empatados tecnicamente na preferência dos eleitores.
O PT também está focado em recuperar o poder em Fortaleza, capital do Ceará, contando com a influência de Lula. O candidato do partido, Evandro Leitão, aparece em segundo lugar, com 40,8%, enquanto André Fernandes (PL) lidera com 51,8% (Registro da pesquisa CE-07817/2024).
Leia Também
Já em Natal, capital do Rio Grande do Norte, a candidata do PT, a deputada federal Natália Bonavides, tem 39% das intenções de voto, contra 45% de Paulinho Freire (União) (Registro da pesquisa RN-03945/2024).
Os números em Camaçari revelam um empate técnico, com 50% das intenções de voto para Flávio Matos e Luiz Caetano. Isso sugere que os nomes da esquerda, como Otto Alencar, Jaques Wagner, Rui Costa, Ivoneide Caetano e Jerônimo Rodrigues, não conseguiram converter as intenções de voto.
Com o segundo turno marcado para 27 de outubro, Camaçari se destaca como a única cidade da Bahia a enfrentar essa etapa, considerada a maior eleição da história do município.
A preocupação do PT em garantir a prefeitura de Camaçari, que se tornou um importante reduto para o partido, abre espaço para a entrada de candidatos derrotados nas cidades vizinhas.