A tradicional Lavagem de Jauá, em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, santo protetor dos pescadores, foi marcada por alegria, fé e tradição em um desfile de cerca de três quilômetros neste sábado (1°). Milhares de pessoas se reuniram na celebração, que terá continuação com a programação até domingo (2) com a parte profana da festa.
O prefeito Luiz Caetano expressou sua gratidão a Bom Jesus dos Navegantes em um discurso durante a festividade, agradecendo a população de Jauá e da região pela organização do evento. A secretária de Cultura, Elci Freitas, também esteve presente no cortejo ao lado dos grupos culturais e enfatizou a importância da cultura e da fé caminharem juntas em todas as lavagens realizadas.
No cortejo, o contra-mestre Jorge Pica-pau, do Grupo de Capoeira Aquilombar, conduziu 21 pessoas, oriundas do quilombo de Cordoaria e da Gleba H, ressaltando o papel da capoeira na preservação da cultura local e da comunidade quilombola. Diversos grupos, como Samba de Caboclo de Parafuso, Grão de Areia e Boi Estrela de Barra de Jacuípe, participaram do trajeto, seguidos pelas charangas Popular de Abrantes e da Fanfarra Municipal Popular de Vila de Abrantes (Fampa). Jailma Araújo encerrou o cortejo religioso entoando o hino ao Senhor do Bonfim.
A programação do evento incluiu blocos de rua, apresentações no palco Praia e no palco Arena, com diversas atrações musicais nos dois dias de festa. No domingo (2), o Bloco de Rua Enchendo e Derramando e as atrações nos palcos Praia e Arena continuarão a animar os participantes. Após o cortejo religioso, a festa profana teve início na localidade, marcando mais uma vez a tradição e a participação popular na Lavagem de Jauá.