Praias de Camaçari mantêm destaque no Nordeste pelo 4º ano consecutivo

Por Redação
2 Min

Camaçari, mais uma vez, destaca-se como um dos pontos turísticos de destaque ao receber o selo Bandeira Azul para duas de suas praias na temporada 2023/2024. Junto com Salvador, as duas cidades do nordeste brasileiro são as únicas contempladas com esse selo, que garante os mais altos padrões de saúde, segurança, serviços, qualidade da água e educação ambiental.

As praias de Guarajuba e Itacimirim são os destinos que fazem parte dessa lista, sendo a quarta vez consecutiva que recebem a certificação. Já na capital baiana, as praias de Vibração e Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe conquistam esse reconhecimento pela primeira vez.

Valdo Pontes, gerente de laboratório da Cetrel, empresa responsável pela análise das praias de Camaçari, explica que a Bandeira Azul é concedida a praias que tenham ao menos um ponto de coleta para análise da qualidade da água. Além disso, é necessário oferecer atividades de educação ambiental aos frequentadores das praias e estabelecer um comitê de gestão ambiental focado em segurança e serviços.

A análise da qualidade da água em Camaçari é realizada pela Cetrel em parceria com a Secretaria de Turismo do município. As amostras de água são coletadas e analisadas em laboratório para medir os parâmetros microbiológicos de Escherichia coli e Enterococos.

Caso todos os critérios sejam atendidos, o selo é concedido. Segundo Lúcia Bichara, subsecretária de turismo da cidade, a obtenção do selo demonstra a preocupação da gestão com a sustentabilidade. Ela ainda revela que o município pretende conquistar o selo para mais três praias até 2026, demonstrando o comprometimento com a proteção ao meio ambiente e a promoção do turismo sustentável.

Compartilhe Isso