Na tarde deste domingo (28), o presidente da Câmara de Vereadores de Camaçari, Flávio Matos (UB), fez um comunicado em vídeo sobre as atualizações nos atendimentos de urgência e emergência do Hospital Geral do município (HGC), que estava fechado para demanda espontânea há 4 anos.
O chefe do Legislativo, que é pré-candidato a prefeito da cidade, revelou que, após suas constantes cobranças ao longo deste período, a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) decidiu reabrir o serviço para a população em geral. Agora, em caso de necessidade de atendimento urgente, basta dirigir-se ao hospital e não mais esperar por uma regulação para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA).
“Depois de nossa batalha desde 2020, quando esse serviço foi suspenso pelo governo, nossas UPAs lotaram e não tínhamos mais essa contrapartida. Hoje, constatei que finalmente as portas estão abertas para o povo”, comemorou Matos.
O político também mencionou que foi recebido por funcionários do HGC, que apresentaram o novo fluxo de atendimento, reorganizado para acolher os pacientes que buscarão a unidade. “A equipe administrativa do hospital reconheceu o erro, não se faz política com vidas, não é assim que vocês retornarão ao poder. O governo do Estado errou, esse hospital não é de vocês, é nosso!”, disse o presidente da Câmara, fazendo uma crítica à gestão petista.
“Sabemos que a luta ainda não terminou, as pessoas continuam falecendo na fila de regulação, mas continuaremos a trabalhar para garantir saúde e dignidade para nossa população”, acrescentou ele na legenda da postagem em seu perfil no Instagram.
O pronunciamento pode ser conferido no Instagram do Flávio Matos, sob o usuário @flaviomatosoficiall.
A reabertura do serviço de urgência do Hospital Geral de Camaçari é uma vitória para a população da cidade, que agora terá um acesso mais ágil e direto aos atendimentos essenciais de saúde em momentos críticos.