Havia grande expectativa por parte do vereador Dr. Pitagoras sobre o evento que levaria diversos tipos de atendimentos médicos aos moradores de Passagem dos Teixeiras, um dos distritos mais tradicionais e conhecidos de Candeias, e realizado na Igreja Batista Boanerges.
A ação “Caranava da Saúde“, uma iniciativa do vereador que também é médico na cidade onde nasceu, visava atender centenas de pessoas que precisam e não tem na rica terra do Ouro Negro, de exames considerados simples por serem de rotina, como acuidade visual, ECG e consultas.
Ao final, mais de 450 pessoas de todas as idades, de crianças a idosos, fizeram outras centenas de exames clínicos, cardiológicos, vascular, urológicos, oftalmológicos, aferiram pressão e glicemia e eletrocardiograma, das 8h15 da manhã até próximo ás 13h30 deste domingo.
Leia Também
Emocionado, o Dr. Pitagoras agradeceu ao término dos trabalhos, a todos que puderam colaborar com esta ação acima de tudo social que ele atribuiu a firme presença de Deus na vida de cada um que pode estar ali naquele momento e mesmo antes na preparação.
Um dos mais requisitados exames, foi o urológico para prevenção do câncer de próstata justamente no penúltimo dia do novembro azul, mês consagrado a alertar os homens para os cuidados a fim de diagnosticar uma das doenças que mais matam homens no país. E que se for diagnosticado com precocidade tem tratamento mais rápido e cura.
Nunca na história do distrito, tantas pessoas foram atendidas ao mesmo tempo num verdadeiro mutirão de saúde, comentaram pessoas com dezenas de anos que moram na comunidade.
A ausência de prevenção nos postos da saúde da família, unidades básicas e a malfadada Multiclinica (por falta de médicos), outro desastre da atual gestão, pois recebe os pacientes e não faz nem a metade dos exames, em Candeias, foi a tônica da maioria das conversas entre as centenas de moradores de Passagem dos Teixeiras e até de outros distritos, e da sede, que para lá ocorreram.
Diante do que se viu mais uma vez hoje (29), os organizadores da “Caravana da Saúde” tem certeza de que outras devem ser realizadas em cada distrito e ainda na sede do município.