A quantidade de mototaxistas que circulam no município de Candeias aumentou cerca de 120%, nos últimos 10 anos, de acordo com os dados do Sindicato dos Mototaxistas de Candeias. O crescimento, segundo o Sindicato está associado ao alto índice de desemprego que afeta a Região Metropolitana de Salvador, ocasionado pela crise econômica. Segundo o Sindicato, o número de profissionais passou de 300 para quase 800 mototaxistas.
Além de driblar o desemprego, o grande desafio da categoria é a regulamentação da profissão que ainda é analisada pela Prefeitura. “Precisamos discutir com as autoridades sobre um regulamento que indiquem os direitos e deveres dos mototaxistas. Todo o serviço ofertado no município está sendo feito de uma forma aleatória, para nós não é viável trabalhar assim”, declarou o presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Candeias, Jeriton Pereira dos Santos.
Jeriton disse ainda, que um curso gratuito para os mototaxitas será realizado em breve em parceria com a Prefeitura. “Estávamos precisando do curso. No início disponibilizaram 200 vagas, mas agora vai abrir uma exceção para tentar atender todos os que estiverem dentro do recurso da lei, como ser maior de 18 anos, ter dois anos de habilitação e estejam cadastrados corretamente”, explicou.