Aproximar-se de Maria para a misericórdia dos nossos pecados. Esse foi o convite feito pelo frei Flávio Freitas OFMC., na celebração da última noite do Novenário em honra a Nossa Senhora das Candeias, realizada nesta segunda-feira (1º), na Praça da Matriz. Os milhares de fieis que lotaram a Praça tiveram a chance de escutar as pregações acerca do subtema: “Diz às almas pecadoras que não temam aproximar-se de Mim, fala da minha grande misericórdia (DFS 1396)”, extraído do Diario de Santa Faustina, grande missionária que iniciou a devoção da Divina Misericórdia. Nesta reflexão, foram trazidos a busca pela confiança em Maria para alcançar a misericórdia e estar mais próxima de Cristo.
Celebrando pela segunda vez no Novenário, frei não escondeu o sentimento de alegria em participar do grande momento de fé e adoração a Virgem das Candeias. “Agradeço o carinho desse povo de Candeias que uma terra abençoada”, agradeceu.
Vindos da cidade de Manaus, capital do estado de Amazonas, os peregrinos Suzane Tavares e Isaurino Neves, ficaram encantados com os festejos de Nossa Senhora das Candeias e com a fé do povo baiano. “Vou levar para casa principalmente a fé deste povo é uma coisa impressionante, é algo que ainda não tinha visto. É um povo muito alegre acolhedor. Realmente é uma alegria contagiante, mas não somente essa alegria, mas aquela alegria de Cristo que é o principal. Quanta devoção a Nossa Senhora”, afirmou Neves.
Leia Também
Homilia
A pregação carregada de amor e devoção, o frade expressou o fato de como a fé em Nossa Senhora das Candeias traz benefícios para a nossa alma e mostrou que somos abençoados por ter a Mãe do Senhor perto de nós e que visita-la sempre é um momento de alegria. “Esta cidade é a casa de Nossa Senhora. Esta cidade é terra da Virgem Maria, é terra Santa. É por isso que cada peregrino e romeiro que se aproxima desta terra, de Candeias, vai deixando toda a tristeza de lado, todo o sofrimento nós esquecemos, porque chegamos na terra de Nossa Senhora. Em Candeias, encontramos o lugar da misericórdia, o lugar do perdão. O Santuário mariano é o lugar da misericórdia, porque Nossa Senhora nos mostra a misericórdia que é o seu próprio filho”, ressaltou.
Em outro momento, frei Flávio nos lembrou de que não podemos esquecer da doçura da Mãe de Deus e que através dela podemos ter o perdão dos pecados. “Maria Santíssima é clemente e misericordiosa. Deus é misericordioso, pois não enviou seu filho ao mundo para condena-lo, mas para que o mundo seja salvo por ele. Diz o evangelho, Maria Santíssima participa plenamente dessa misericórdia, vindo através de Jesus Cristo, da misericórdia divina”, disse. Confira mais a homilia através do soundcloud.
Dia da Festa
O dia festivo em homenagem a Nossa Senhora das Candeias, celebrado nesta terça-feira (1º) inicia às 5h com a alvorada e oração do ofício. Além disso, serão realizadas missas às 7h e 10h30, no Santuário. A missa solene acontecerá às 18h30, na Praça da Matriz, e será presidida pelo bispo da Diocese de Camaçari, Dom João Carlos Petrini. A solenidade também será marcada pela abertura da Porta Santa, celebração que marca o Ano da Misericórdia, instituído pelo Papa Francisco, como gesto da misericórdia de Deus. Durante o rito, a porta do Santuário será ungida com óleo e aspergida água benta. Os fieis poderão acompanhar o ato solene através de telões que serão instalados na Praça.
Show
Além da abertura da Porta Santa, logo após a missa, a Praça Nossa Senhora das Candeias recebe o show do Ministério Adoração e Vida. Fundada pelo músico Valmir Alencar, em 2005, a banda lançou recentemente o DVD comemorativo dos 10 anos de carreira. O novo trabalho traz músicas inéditas e conta com a participação da banda Rosa de Saron. A banda é autora de grandes sucessos da música católica como “Hoje Livre Sou”, “Decidamente” e “Em Teu Altar”.
Procissão
Ápice dos festejos à Nossa Senhora das Candeias, a procissão será realizada na quarta-feira (3), a partir das 16h, e encerrará com chave de ouro o maior momento fé e luz da comunidade cristã. Mais de 7 mil fieis são esperadas na procissão que irão percorrer as principais ruas do município em ato de fé e amor pela Virgem das Candeias
Pascom – Santuário Nossa Senhora das Candeias