A FAC (Faculdade Regional de Filosofia, Ciências e Letras de Candeias), que fica no distrito da Caroba, comemorou na sexta-feira, 18, os 15 anos de fundação.
Depois da abertura da solenidade, um grupo de alunos e funcionários da faculdade fez uma apresentação teatral com a história e demonstrando a importância da FAC.
Idealizadora e Diretora da FAC, a professora Conceição sobral, fez um breve relato da história contando dos primeiros dos passos aos dias de hoje. A força que teve que ter para dar andamento ao projeto, que para muitos seria uma ilusão, mas que reconhecem a importância da unidade para a cidade, que facilitou a formação em nível superior de milhares de candeenses e muitos estudantes de cidades circunvizinhas como Madre de Deus, São Francisco do Conde, Simões Filho e Santo Amaro.
Segundo Conceição Sobral antes de qualquer coisa, a FAC é uma realização profissional como professora porque “se não fosse não professora, a outra profissão que exerceria seria professora”.
Depois, o professor Dielson Juvêncio dos Santos, que recebeu o título de Docente Emérito da Faculdade, fez emocionado discurso e ratificou o quão relevante é a unidade de ensino superior para todos que querem crescer e se desenvolver porque considera ainda o “Brasil uma caverna, a Bahia uma gruta e Candeias uma gruta menor dentro dessa gruta”.
Hoje, a FAC tem cursos reconhecidos pelo MEC os cursos de Administração, Pedagogia e Enfermagem e está implantado o curso de Sistemas de Informação.
Foram homenageados com Título de Docência por Excelência todos os atuais professores e todos que passaram pela Faculdade de Candeias.
Alunos e funcionários, alguns dos quais na faculdade desde a fundação, foram citados e reverenciados.
Participaram também da solenidade na sede da FAC, o secretário de Educação de Candeias, Jair Cardoso, professor licenciado, o vereador Dr. Pitagoras, o professor Luiz Henrique e o diretor da unidade, Osvaldo Miranda.