O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) informa que, devido ao aumento da tarifa cobrada pelo serviço de táxis, conforme decreto municipal publicado no dia 3 de março, determina que os proprietários de taxis do Município de Candeias devem comparecer às oficinas autorizadas pelo Ibametro para a realização da mudança de tarifa de taxímetro. Um total de 456 veículos de taxi vão passar pela verificação anual obrigatória, conforme a Portaria do Inmetro.
O serviço de verificação será supervisionado por uma equipe do Ibametro no período de 11 de abril a seis de maio no horário de 8h às 12h, na Rua Desenbargador Teixeira de Freitas, S/N – próximo a Diretoria de Transporte do município. O acesso para marcação da data será disponibilizado a partir do dia 01 de maio através do portal do Ibametro: www.ibametro.ba.gov.br, ícone PSIE – Portal de serviços do Inmetro nos Estados.
“É de extrema importância a confiabilidade na prestação desse serviço, largamente utilizado pela população. O taxímetro permite o controle metrológico preciso da relação entre a distância percorrida e o custo da corrida feita pelo consumidor usuário do táxi. Desta forma, o Ibametro cumpre a sua missão de promover o equilíbrio na relação de consumo”, explica o diretor-geral do Ibametro Randerson Leal.
O Ibametro ressalta que os taxistas deverão apresentar o último certificado de verificação do taxímetro e o selo de gás natural veicular, que deverá estar devidamente preenchido. O não cumprimento ou falta de justificativa até a data marcada, causará em aplicação de penalidades previstas na legislação em vigor.
Caso o usuário do serviço desconfie de alguma irregularidade em veículos táxis, deve denunciar ao Disque Ibametro pelo telefone 0800-0711888.