Aconteceu na última quinta-feira (27) a primeira Reunião Ampliada Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (1ª RAGTES) na Biblioteca Dalila Baptista, em Candeias. O objetivo do evento foi promover debates, discussões e propostas para aprimorar a gestão do trabalho e elaborar novas políticas públicas destinadas aos trabalhadores, gestores e usuários da rede pública de saúde do município.
Ao longo do dia, estiveram presentes na conferência profissionais da saúde, gestores, estudantes, professores universitários, entidades, movimentos sociais e outros representantes da sociedade civil. Foram realizados debates divididos em três eixos temáticos:
– Democracia, controle social e o desafio da equidade na gestão participativa do trabalho e da educação em saúde;
– Trabalho digno, decente, seguro, humanizado, equânime e democrático no SUS: uma agenda estratégica para o futuro do Brasil;
– Educação para o desenvolvimento do trabalho na produção da saúde e no cuidado das pessoas que fazem o SUS acontecer: a saúde da democracia para a democracia da saúde.
Leia Também
Durante o evento, os participantes elaboraram diretrizes para a formulação da Política Municipal de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, focando nas necessidades atuais dos trabalhadores do SUS. Segundo Janaina Peralta, Superintendente de Recursos Humanos da SESAB, “a conferência é um espaço de debate para impulsionar o desenvolvimento do país, permitindo que os trabalhadores acessem direitos constitucionalmente assegurados”.
Este ano, o tema da conferência foi “Democracia, Trabalho e Educação na Saúde para o Desenvolvimento: Gente que faz o SUS acontecer”, correspondendo à Etapa Municipal da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde. Na ocasião, também foram eleitos os representantes que irão debater as propostas na Conferência Estadual, em agosto, em Salvador, e na Conferência Nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de dezembro.
Fotos do evento podem ser conferidas abaixo.