No último fim de semana, a Defesa Civil do município de Candeias recebeu um alerta de chuvas fortes para os próximos dias na cidade, segundo a Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI). Por consequência desse alerta, o coordenador da Defesa Civil municipal, Erivaldo Azevedo, orienta à população que fique atenta e ligue para 199 em caso de emergência.
“A previsão é de chuvas fortes para esta terça (3) e quarta-feira (4), quando espera-se um volume de chuvas acima de 60 milímetros. Chamamos a atenção da população neste período, principalmente quem mora nas áreas de risco”, alertou Erivaldo Azevedo. Outra orientação importante dada pela Defesa Civil municipal é de que as pessoas estejam conscientes dos riscos pessoais e coletivos e que não descartem lixos e entulhos nos canais e locais proibidos.
O descarte do lixo doméstico deve ser feito apenas nos pontos de coleta e momentos antes da passagem do caminhão coletor de lixo. Já para entulho, a população deve se responsabilizar pelo seu próprio descarte em local apropriado ou, na impossibilidade deste, agendar com antecedência a retirada do entulho, ligando para a Secretaria de Serviços Públicos pelos telefones (71) 3601-4507 / 4004. Para reclamações sobre coleta de lixo, a população pode ligar para: (71) 3601-6035.
Prevenção
Para minimizar os danos causados pelas fortes chuvas, a Prefeitura de Candeias tem atuado na limpeza e desobstrução de canais e cobertura provisória das encostas. “A Defesa Civil teve um reforço de pessoal e está atuando para que a população tenha mais segurança. Agora que o período chuvoso chegou, estamos atentos e vigilantes para garantir a segurança da população”, concluiu o prefeito Sargento Francisco.
Dos 5.570 municípios brasileiros existentes, Candeias está entre os 795 municípios brasileiros monitorados 24 horas/dia pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), graças à recente elaboração e envio do mapeamento de suas áreas de risco pela Defesa Civil do município.
Além do Mapa de Risco do Município, a Coordenação Municipal de Proteção e Defesa Civil de Candeias também elaborou seu Plano de Contingência para inundações, deslizamentos, alagamento, acidentes de transporte de produto perigosos, acidente com vazamento de produto perigoso, acidentes em postos de gasolina, acidente com trens e acidente com dutos terrestres, que estabelece procedimentos para a resposta a emergências e desastres.
SAIBA QUAIS SÃO AS MAIORES OCORRÊNCIAS NO PERÍODO DA CHUVA:
ALAGAMENTOS
Os alagamentos podem acontecer por conta do alto índice pluviométrico, ou seja, chuva muito forte em um período de tempo muito curto, ou pelo lixo depositado em locais inadequados, que bloqueiam a rede de drenagem.
O QUE FAZER?
Em períodos de chuvas, quem mora próximo a canais e córregos, deve ficar com a atenção redobrada, colocar os móveis e objetos em locais mais alto e observar se o nível da água está muito alto. Caso o nível suba, é importante deixar o imóvel e procurar abrigo em local seguro e entrar em contato com a Defesa Civil. Número da Defesa Civil 199.
DESABAMENTO
Quando você perceber rachaduras ou infiltrações no seu imóvel, é fundamental que entre em contato com a Defesa Civil o quanto antes, através do telefone 199, ligação gratuita. Se a rachadura for muito grande, o morador deve deixar o imóvel e procurar abrigo em local seguro. O bem-estar e a vida vêm em primeiro lugar.
DESLIZAMENTO DE TERRA
Deslizamento de terra acontece, geralmente, quando o solo está encharcado. Caso você perceba fendas ou trincas na encosta, entre em contato com a Defesa Civil, através do 199, também deve acontecer o quanto antes. É importante, também, que o imóvel seja desocupado até uma avaliação dos técnicos da Defesa Civil.
Siga as orientações dos técnicos quando o morador for orientado e notificado pelo engenheiro da Defesa Civil a deixar o imóvel, ele deve seguir as suas orientações. Eles são treinados e capacitados para avaliar riscos. O objetivo é preservar a vida dos cidadãos, evitando acidentes e principalmente mortes.
OBSERVAÇÕES: Se você já mora em áreas de risco, durante as chuvas fortes deve deixar seu imóvel e buscar abrigo em outro local. Procure a Defesa Civil.
Em caso de urgência e emergência neste período, a comunidade pode ligar gratuitamente para o número 199.