Vereador convida para falar de defeso e apresenta pré-candidatos

Por Redação
3 Min

O ato atraiu dezenas de pescadores, pescadoras e familiares para falar do pagamento de indenizações que podem chegar a até R$ 14 mil para algumas famílias e o defeso, em frente da Associação dos Pescadores do distrito de Passé, um dos maiores de Candeias.

025Mas para surpresa geral, além do pescador e vereador Washington de Passé, também pré-candidato a reeleição, a vereadora do PT, Marivalda Silva, pré-candidata a prefeita de Candeias, e o ex-secretário esportes que foi vice na chapa de Carlos Martins em 2012, e hoje pré-candidato a vice este ano, Antônio Gilson, o Bobó.

No mesmo ato, o vereador Washington de Passé pouco falou sobre os barcos que recebeu da BahiaPesca há quase 2 anos.

As primeiras falas foram sobre o direito ao pagamento do defeso (Seguro Defeso é um benefício no valor de um salário mínimo oferecido pelo Governo Federal ao pescador profissional no período do Defeso da Piracema. Têm direito ao seguro, pescadores profissionais cadastrados em uma colônia de pesca que tenham o Registro Geral de Pesca (RGP) há pelo menos um ano da concessão do benefício), mas depois causou estranheza a muitos presentes quando chegou uma comitiva de políticos sem vinculação com a pesca.

Apesar de num determinado momento ouvirem as falas da vereadora, ex-líder do governo Francisco, o que ficou caracterizado para parte dos que estavam lá foi a apresentação da pré-candidatura a prefeita, e aí ouviu-se manifestações e protestos.

Alguns se sentiram enganados porque, segundo os mesmos, foram chamados para falar sobre pesca, defeso e direitos dos pescadores e não sobre política.

Candeias PasséEmbora houvesse alguma indignação não ocorreram problemas, mas apenas aborrecimento de pescadores e familiares. Depois, o comentário foi geral da insatisfação por terem sido convidados para uma coisa e passaram a ouvir outra.

Em dezembro do ano passado, quando a comitiva do alcaide Sargento Francisco que hoje tem mais de 75% de rejeição pela má administração, foi inaugurar uma das poucas obras estruturantes, em Passé, a comunidade interditou a pista – única entrada e saída do distrito – e todos ficaram retidos por quase 3h.

Compartilhe Isso