Estado planeja transformar Terminal Portuário em porto verde

Por Redação
3 Min

O Terminal Portuário Miguel de Oliveira, localizado no Porto de Aratu, em Candeias, foi palco de uma importante discussão nesta quinta-feira (22). Durante uma reunião com empresas chinesas, o secretário de Desenvolvimento Econômico (SDE), Angelo Almeida, afirmou que a intenção do Governo do Estado é transformar o local em um porto verde. Além do Yantian Port Group, operador do porto de Shenzhen na China, que retornou ao estado depois de dois meses, a comitiva era composta por mais três companhias: Cosco Shipping, BYD Auto e CCCC Water Transportation Consultants. Do lado do governo, estiveram presentes membros da equipe técnica da SDE, Bahiainveste, Secretaria de Meio Ambiente (Sema) e Codeba – Companhia das Docas do Estado da Bahia.

Segundo o secretário, 94% da matriz energética da Bahia é limpa, evidenciando o preparo do estado para integrar globalmente o processo de transição ecológica. “Queremos estabelecer um porto verde, seguindo os padrões mundiais de liderança neste segmento. Nossa intenção é gerar emprego e renda, e o Governo da Bahia não poupará esforços para construir e colaborar com a formação de um consórcio com o governo e as empresas chinesas”, declarou.

O porto é um dos principais elementos de infraestrutura para o desenvolvimento da economia regional. Observamos a economia ao redor do porto para beneficiar a todos, e nos alinhamos com o planejamento do governo para oferecer um serviço melhor. Para que um porto seja eficiente, é necessário equilibrar as operações de saída e entrada. Queremos contribuir para o desenvolvimento da economia regional e tornar este negócio um exemplo de parceria entre China e Brasil”, afirmou Qiao Hongwei, vice-presidente da Shenzhen Port Group.

Ataíde Oliveira, diretor de Administração e Finanças da Bahiainveste, empresa responsável pela modelagem do projeto do terminal privado, enfatizou que a chegada da BYD representa mais do que apenas uma linha de produção de carros, abrangendo um conjunto de desenvolvimentos nos setores industrial, educacional e outros. “Estamos prontos para esclarecer dúvidas, estabelecer um cronograma de trabalho e compartilhar todo o conhecimento adquirido sobre o projeto. Estamos preparados para ajudar a superar eventuais obstáculos”, afirmou.

Após a reunião, a comitiva dirigiu-se ao Terminal Portuário Miguel de Oliveira, onde realizaram uma visita técnica.

Compartilhe Isso