O contrato de gestão ambiental do Terminal Portuário Miguel de Oliveira, conhecido como Porto da Ford, em Candeias, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), foi renovado pelo governo baiano. A Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente Ltda foi a empresa escolhida para realizar o serviço, num contrato no valor de R$ 600,7 mil, sem a necessidade de licitação.
Em março deste ano, a mesma empresa já havia sido contratada para executar o mesmo serviço pela BahiaInvest, empresa de economia mista vinculada ao governo estadual. O contrato anterior tinha um prazo de seis meses e valor de R$ 278,1 mil, encerrando em setembro passado.
O Porto da Ford é um dos ativos do estado, mas está parado desde 2021, quando a montadora decidiu encerrar suas atividades no país. No processo de negociação que resultou na vinda da BYD para Camaçari, na RMS, o porto não foi incluído no pacote, apesar dos esforços da empresa chinesa em obter a cessão do espaço. Até o momento, o estado ainda não conseguiu encontrar um comprador para o equipamento.
Leia Também
Com uma área de 18,7 hectares, o Porto da Ford é capaz de movimentar até seis mil veículos e possui rampas que permitem a operação de até dez caminhões cegonha simultaneamente. Além disso, recebe navios com até 200 metros de comprimento.
A renovação do contrato de gestão ambiental do Porto da Ford representa mais um passo do governo baiano em garantir a manutenção e funcionamento adequado desse importante ativo no estado. Este contrato também demonstra a confiança na empresa Bourscheid Engenharia e Meio Ambiente Ltda para continuar prestando esse serviço essencial de forma eficiente e comprometida.