Na manhã desta quinta-feira, dia 31, a cidade de Candeias se encheu de cor e esperança com a Caminhada Rosa, encerrando a campanha do “Outubro Rosa” e reforçando a importância da prevenção ao câncer de mama e de colo do útero. Enfermeiras, técnicas de enfermagem, agentes de saúde e a população local marcharam pelas principais ruas da cidade, transmitindo uma mensagem essencial: a prevenção salva vidas.
Segundo o secretário de Saúde, Marcelo Cerqueira, a campanha do Outubro Rosa foi intensa em toda a cidade e nos distritos ao longo do mês, com ações voltadas ao diagnóstico precoce e autocuidado. “Mais um ano realizamos uma campanha de sucesso em prol da saúde feminina. No entanto, o trabalho de prevenção continua durante todos os meses do ano, reforçando a mensagem de que o autocuidado e o diagnóstico precoce salvam vidas”, ressaltou Cerqueira.
A caminhada teve como ponto de chegada o Ginásio de Esportes, onde ocorreu um mutirão de saúde, marcando também o início da campanha “Novembro Azul”, que é focada na saúde masculina. No mutirão, tanto homens quanto mulheres puderam acessar uma série de atendimentos, como exames de mamografia, ultrassonografia, preventivo ginecológico, consultas especializadas, exames laboratoriais, orientações odontológicas, além de agendamentos de PSA para prevenção do câncer de próstata e orientações sobre saúde masculina.
Leia Também
A mobilização foi além de uma campanha de conscientização e levou aos cidadãos acesso facilitado a exames fundamentais para o diagnóstico precoce. “O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais incidente entre mulheres no Brasil, com altas taxas de mortalidade”, explicou uma das enfermeiras presentes no evento. Esse tipo de câncer é o mais comum em mulheres de todas as regiões do país, com maior incidência no Sul e Sudeste. Estima-se que, para cada ano do triênio 2023-2025, ocorram 73.610 novos casos de câncer de mama, com uma taxa de 41,89 casos por 100 mil mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA).
O mutirão de saúde em Candeias reforça a importância de campanhas contínuas e acessíveis para a população, tanto feminina quanto masculina, promovendo diagnósticos precoces e conscientizando sobre o autocuidado. Este ano, a campanha do Outubro Rosa foi um marco na cidade, engajando a comunidade local e criando um ambiente de suporte e prevenção para todos.