A Acelen conquistou a vice-liderança em ESG Governança no setor de “Energia” no Anuário Época Negócios 360º de 2023, em parceria com a Fundação Dom Cabral. Além dessa posição, a empresa também garantiu o 26º lugar geral entre 420 empresas com receita líquida anual superior ou igual a R$ 250 milhões. Esse reconhecimento reflete o impacto de uma gestão estratégica à frente da Refinaria de Mataripe, que, com 74 anos de atividade, passou recentemente por um amplo programa de modernização e revitalização, com foco em tecnologia, inovação, excelência operacional, transparência e sustentabilidade.
A Acelen investiu mais de R$ 2 bilhões para modernizar a Refinaria de Mataripe, a segunda maior do Brasil. Esse investimento teve como alicerce o compromisso com princípios de ESG, adotados como valores fundamentais e integrados a uma robusta estrutura de governança corporativa. Incorporando práticas de ética e transparência em sua gestão, a Acelen busca promover o desenvolvimento sustentável e acelerar a transição energética, garantindo que sua operação atenda aos padrões globais de responsabilidade socioambiental.
Além do destaque em ESG Governança, a Acelen elevou a Refinaria de Mataripe a um novo patamar, sendo reconhecida entre as três melhores refinarias da América Latina pelo Prêmio Excelência LARTC. No cenário empresarial brasileiro, a Acelen ocupa também a 2ª posição entre as 50 maiores empresas do Nordeste, a 7ª colocação no setor de Óleo e Gás, e o 28º lugar entre as 1.000 maiores companhias do Brasil, segundo o Prêmio Valor 1000, promovido pelo jornal Valor Econômico e a Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Leia Também
Essa trajetória de sucesso reforça o papel da Acelen como uma referência em governança e sustentabilidade no setor de energia, destacando-se pelo compromisso com práticas de ESG e sua contribuição para o desenvolvimento econômico e sustentável na região e no país.