Na manhã desta segunda-feira (9), a Câmara de Vereadores de Candeias promoveu uma Audiência Pública com o objetivo de esclarecer à população o processo de elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual do município para o exercício financeiro de 2025.
O presidente da Comissão de Orçamento da Casa, Gil Soares (PP), foi responsável por mediar a audiência, que contou com a presença do presidente da instituição, Valdir Cruz, do 1º Secretário da Casa, o vereador Robinho, e do procurador jurídico Jair Cardoso.
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é o instrumento que estima as receitas que o governo espera arrecadar durante o ano e define os gastos a serem realizados com tais recursos para a execução dos programas e ações governamentais.
Segundo o consultor da Secretaria de Fazenda (SEFAZ), Pedro Dourado, a estimativa é que o governo arrecade pouco mais de R$ 600 milhões de reais para o próximo ano. Desse montante, 25% serão destinados obrigatoriamente para o setor da educação e 15% para a saúde.
Após a apresentação dos números, representantes de associações e a comunidade em geral participaram de debates amplos e participativos sobre o tema.
As imagens registradas durante a audiência mostram a presença de um público interessado em compreender o processo de elaboração do orçamento municipal, demonstrando a importância da transparência e participação da população nesse tipo de discussão.
A Audiência Pública foi um espaço fundamental para que os cidadãos de Candeias pudessem ter acesso às informações e contribuir com sugestões e questionamentos para a construção de um orçamento que atenda às necessidades e demandas locais.