A Acelen realizou, nos dias 23 e 30 de novembro, mais uma edição do Mutirão Saúde da Pele, oferecendo consultas e exames dermatológicos gratuitos para pescadores, marisqueiras e familiares das comunidades de Ilha de Bom Jesus, Cação, Maria Guarda, Passé e Rio do Cunha, próximas à Refinaria de Mataripe. A ação beneficiou 58 trabalhadores do mar, com o objetivo de promover o autocuidado e prevenir doenças de pele relacionadas à exposição prolongada ao sol.
Atendimento especializado e prevenção
Durante os mutirões, realizados na Clínica CAM, os participantes tiveram acesso a consultas dermatológicas, exames específicos e procedimentos médicos. Além disso, foram distribuídos protetores solares e repelentes para reforçar a proteção contra os efeitos nocivos da radiação UV.
A iniciativa, que busca atender até 450 pessoas até o final do programa, integra uma série de ações da Acelen para cuidar das comunidades no entorno da refinaria.
Resultados e continuidade
Desde a primeira edição, em agosto, que contou com parceria da Faculdade Zarns Salvador, 38 pessoas foram atendidas, e oito seguem realizando procedimentos complementares, como biópsias e remoção de sinais. A ação destaca a importância de atender às necessidades de saúde específicas dos trabalhadores do mar, como explica João Raful, vice-presidente de Recursos Humanos da Acelen:
“Os pescadores, marisqueiras e demais trabalhadores do mar são prioritários em nossas ações de 2024 e 2025. Com base no diálogo contínuo com os Conselhos Comunitários Consultivos (CCCs), reafirmamos nosso compromisso de cuidar das pessoas e contribuir para o desenvolvimento das comunidades locais.”
Impacto social ampliado
Os mutirões de saúde têm origem na escuta ativa realizada pela Acelen nos mutirões ginecológicos anteriores, que atenderam cerca de 800 mulheres em 2023. Esses eventos incluíram consultas preventivas, exames de ultrassonografia e mamografia.
Com um investimento superior a R$ 5 milhões em projetos comunitários, a Acelen reforça seu papel como parceira no desenvolvimento social das regiões ao redor da Refinaria de Mataripe, oferecendo suporte às demandas de saúde e qualidade de vida da população local.