A Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP) da Prefeitura de Candeias está realizando a realocação dos feirantes que atuam nas calçadas da cidade para a Central. Os vendedores de hortifrúti que ocupam espaços desde a Praça Irmã Dulce até a Praça Doutor Gualberto e início da 2 de fevereiro estão sendo convocados a retornar.
O processo de conscientização e mudança dos feirantes para a Central teve início na última segunda-feira (14) e seguirá até terça-feira, dia 22/4. O secretário da SEMOP, Adejair Estevam, explicou que o objetivo é garantir que todos tenham espaço para comercializar seus produtos no mesmo local, atendendo a um pedido da Comissão de Vendedores.
Além da unificação do local de trabalho, a Comissão fez algumas exigências durante a reforma da Central, como o retorno do transporte alternativo para frente do local, reabertura do portão lateral que dá acesso ao Mercadão de Carnes e abertura de vagas de estacionamento. Todas essas demandas foram prontamente atendidas pelo poder público.
Leia Também
Para garantir que o processo ocorra de forma tranquila, a Prefeitura está em constante diálogo com os feirantes, ouvindo sugestões e adequando as demandas. O objetivo é ordenar as calçadas para garantir a segurança dos pedestres que circulam pela região.
Para amenizar o impacto nas vendas devido à reforma da Central, a Prefeitura está fornecendo um auxílio de R$ 1,500 e cestas básicas aos feirantes desde 2023. Além deles, proprietários de restaurantes, bares e outros profissionais que tiveram suas atividades interrompidas dentro da Central também estão sendo beneficiados.
A reforma da Central de Abastecimento inclui a requalificação de diversas unidades, abrangendo áreas como hortifrúti, confecções, eletrônicos, cereais, açougue e peixaria. O objetivo é modernizar o espaço e garantir melhores condições de trabalho para todos os comerciantes envolvidos.