A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria da Saúde (SESAU), deu início nesta quinta-feira, dia 24, a uma nova fase de capacitação destinada aos servidores que trabalham diretamente no atendimento ao público nas unidades de saúde. Entre os profissionais que participam deste treinamento estão os agentes de portaria, os auxiliares de farmácia e os recepcionistas.
O curso, que se estende até sexta-feira, dia 25, é realizado no auditório da Escola Municipal Julieta Viana e é conduzido pela enfermeira Maria Emília. Segundo a enfermeira, o objetivo principal desse treinamento é promover a humanização no atendimento aos pacientes.
“É essencial que possamos nos colocar no lugar do outro. Muitas vezes, o paciente chega a uma unidade e recebe informações equivocadas ou não recebe o atendimento que merece. Por isso, a cordialidade, a empatia e a ética são fundamentais”, enfatizou Maria Emília.
Durante essa capacitação, os participantes foram instruídos sobre diversos temas importantes, como comunicação clara e empática, sigilo e ética profissional, pontualidade e responsabilidade, acolhimento e humanização, além da gestão emocional em situações de conflito.
A secretária de Saúde, Adila Morgana, destacou que as capacitações para os servidores são uma prioridade, atendendo a um pedido do prefeito Eriton Ramos. O objetivo é garantir não apenas serviços de saúde de qualidade, mas também um atendimento ainda melhor à população. “O atendimento ao paciente começa desde o momento em que ele chega na recepção. Nosso compromisso vai além de garantir serviços de saúde; buscamos proporcionar um acolhimento digno. Seguiremos até que todos os servidores estejam alinhados nesse propósito. Afinal, nosso lema é ‘Cuidar de Gente’”, afirmou Adila Morgana.