Os vereadores da Câmara Municipal de Candeias participaram, nesta sexta-feira (10), da primeira reunião com a secretaria de saúde do município, Soraia Cabral. No encontro, foram discutidas ações da atual gestão e os principais problemas do setor.
A secretária descreveu as principais dificuldades encontradas no início do mandato, afirmou que o posto médico precisa de reformas, melhorias mas que para isso aconteça precisa de licitações e vários ajustes que levam tempo.
Segundo Soraia os problemas do início de governo foram causados também por uma falha na transição do governo. “A gestão passada não teve a decência de permitir a transição e isso atrapalhou significativamente. Só agora estamos conseguindo traçar um panorama sobre a real situação da saúde do município, quase dois meses depois. Encontramos, por exemplo, as unidades de saúde com sérios problemas estruturais, falta de medicamentos e supostos superfaturamentos em contratos”, explicou.
O vereador Mica (Sd) deu Graças a Deus pela reabertura do posto médico que a muito tempo o povo ansiava, mas questionou a sua abertura precoce, pois em visita no dia 3 de março o vereador ouviu reclamações dos funcionários sobre salários atrasados e flagrou lixo espalhado na unidade.
“Eu era um dos que desejava a abertura do Posto Médico Luiz Viana Filho mas com estrutura adequada e com uma condição digna para os funcionários.” disse Mica.
Questionada sobre o fechamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 Horas), Soraia alegou que a unidade foi fechada por apresentar rachaduras. “As rachaduras da UPA estava colocando em risco a vida de funcionários e pacientes. A sala de Raio X também tem uma rachadura grande, onde a toda a radiação passa para os colegas que estão no posto de enfermagem, colocando em risco a vida de pacientes e funcionário”, esclareceu a secretária.
SALÁRIOS ATRASADOS
A vereadora Rita Loira, lamentou e disse que é abordada nas ruas e redes sociais sobre o problema da saúde, e disse que não entendeu porque não houve transição já que o governo é a continuidade do mesmo que estava.
"Saúde não para um governo para começar o outro, saúde não para, a saúde é uma sequência, ela para pra saber quem assumiu e quem vai organizar?. A nossa saúde aqui em Candeias está pedindo socorro." Disse Rita.
Em seguida a vereadora perguntou a Soraia se ainda tinha algum funcionário sem receber os salários.
A secretária respondeu mostrando uma ata do ministério público do trabalho, e disse que o pagamento de dezembro vão ser pagos nos meses de abril e maio.
Além do presidente do Sindmed, Francisco Magalhães, o ex-diretor da UPA, Marcos Sarmento participaram também da reunião, os vereadores Arnaldo do Ponto Econômico (PSDB),Fernando Calmon (PSD), Rosana de Bobó (PTN) Pastor Adailton Sales (PRB) Valdir Cruz (PDT), Gil Soares (PTB) Rita Loira (DEM) Diego Maia (PR) Silvio Correia (PV) Mica (SD) Nal da San Martin (DEM) Val Enfermeiro (PMN), Jorge da JM (PT do B) Ivan do Prateado (PP) e Irmão Gerson (DEM).
No próximo domingo (10), Candeias será palco da 14ª edição da Peregrinação Fé e Luz,…
Como parte das celebrações do mês da Consciência Negra, a Biblioteca Municipal Dalila Batista, em…
Na noite desta terça-feira (5), o São Paulo venceu o Bahia por 3 a 0…
Donald Trump venceu a eleição presidencial dos Estados Unidos, derrotando Kamala Harris e alcançando a…
A cidade de Madre de Deus, localizada na região metropolitana de Salvador, se prepara para…
A Acelen conquistou a vice-liderança em ESG Governança no setor de “Energia” no Anuário Época…