Os motoristas do transporte alternativo de Candeias fazem uma paralisação de cinco horas nesta quinta-feira (30). O protesto, marcado para as 6h e vai até as 11h. Vai impedir a circulação dos veículos que fazem o transporte de passageiros no município e para os distritos. De acordo com a Cooperativa dos Motoristas Autônomos de Candeias e Região Metropolitana (Coopercan), o ato reivindica a atuação dos órgãos públicos municipais para o combate ao transporte clandestino.
Em nota, a categoria informou que os órgãos responsáveis pela fiscalização do transporte público municipal deve buscar medidas cabíveis. Para tornar a atividade mais segura para os trabalhadores e usuários. “Prática que está causando muitos transtornos em nosso sistema e colocando em risco a segurança e integridade dos cidadãos do nosso município. É muita indignação entre os nossos permissionários e cooperados, que estão vivendo sob ameaça dos clandestinos”, ressalta a Coopercan.
Leia Também
Além da paralisação, os motoristas sairão em carreata pelas principais ruas da cidade. A concentração será na Central de Abastecimento e percorrerá a Av. Antônio Paterson e as ruas 21 de Abril, 13 de Maio. Dois de Fevereiro e viaduto da Nova Brasília e segue em direção a Prefeitura Municipal.
Lei Municipal
Em 2016, foi sancionada pela Prefeitura de Candeias a Lei Municipal nº 963/2016 que estabelece ações para coibir o transporte clandestino.
De acordo com a Lei, o motorista que for flagrado de forma clandestina pagará uma multa. No valor de R$ 1 mil e terá o veículo apreendido. Em caso de reincidência no prazo de seis meses, o valor da multa será de R$ 2 mil e o motorista poderá perder o alvará de concessão.