Após quase um mês, professores de Candeias suspendem greve
Os professores da rede municipal de Candeias, na região metropolitana de Salvador, decidiram em assembleia realizada na tarde desta quinta-feira (6) suspender a greve que já durava quase um mês. De acordo com o sindicato, as aulas serão retomadas na sexta-feira (7).
Os docentes estavam em greve desde o dia 13 de março. Conforme o sindicato, os professores pediam reajuste salarial de 7, 68%, referente ao piso nacional, mas a prefeitura ofereceu 6%. No início, o valor não foi aceito pela categoria entratanto, nesta quinta-feira, eles concordaram com a proposta. Em nota, a Prefeitura de Candeias informou que não poderia conceder o reajuste de 7,4% pedido pela classe.
Durante o período de negociação, uma decisão da Justiça já havia sido expedida pela desembargadora Sandra Inês Morais Azevedo, do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA). Na ação, foi determinado que os professores retomassem as atividades, sob pena de multa de R$ 10 mil por dia, caso não obedecessem.
Os procuradores do município alegaram que o movimento dos professores desrespeitou o prazo de 48 horas de antecedência para notificação da greve, e que o documento que informava o início da paralisação foi encaminhado à prefeitura sem ata de assembleia, lista de presença e pauta de reivindicações.