O feriado da Sexta-Feira Santa em Candeias aconteceu diversas atos religiosos que faziam alusão à morte de Jesus Cristo, ocorrida há mais de 2 mil anos. Na igreja Matriz, logo pela manhã, aconteceu a Via Sacra refazendo as 14 estações das quedas e sofrimento de Jesus Cristo representados através de mosaicos montados entre a Rua Sete de Setembro (Rua da Igreja ) e a Praça Nossa Senhora das Candeias, no centro da cidade.
No período da tarde, exatamente às 15h (segundo texto bíblico, horário que Jesus deu o último suspiro), aconteceu a celebração na igreja Matriz com centenas de fieis fazendo orações e agradecendo a Jesus pelo sacrifício salvífico da cruz. Os fieis formaram uma grande fila para “beijar”, uma das cinco chagas (feridas), em forma de fé e devoção.
Após celebração, fieis participaram da procissão com Jesus morto pelas ruas do Centro da cidade. Nesse momento, cânticos de lamentações e adoração se misturavam a orações numa sexta-feira nublada/chuvosa e santa.
Vigília Pascal
A Vigília Pascal acontece neste sábado (15), a partir das 19h30, no Santuário Nossa Senhora das Candeias e nas comunidades: Virgem dos Pobres (Malembá), Santo Antônio (Santo Antônio) e São Maximiliano Maria Kolbe (Urbis II).
No domingo da Ressurreição (16), será realizada a Procissão do Ressuscitado às 6h, com saída do Santuário. Já a Missa da Ressurreição do Senhor, seguirá os horários normais: às 7h, 10h30 e 19h30.