Durante a estadia da Unidade Móvel na cidade, são oferecidos serviços de acolhimento, atendimentos psicológico, jurídico e social às mulheres, com uma equipe capacitada. A mobilização das mulheres é realizada em parceria com as prefeituras, através do órgão responsável pelas políticas para as mulheres na gestão municipal, além da articulação com organizações da sociedade civil que atuam em defesa dos direitos das mulheres.
As Unidades Móveis foram lançadas, na Bahia, em março de 2014 e fazem parte das ações de implementação do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. O projeto executado pela SPM-BA e integra as ações da campanha Respeita As Mina. São dois veículos adaptados para a circulação em áreas de difícil acesso, que ampliam o acesso aos serviços da rede local de atendimento às mulheres em situação de violência.
Leia Também
Os ônibus são equipados com duas salas para o atendimento individual, realizado através da Equipe Volante de Atendimento, equipe multidisciplinar responsável por realizar a escuta das denúncias e prestar acolhimento, possibilitando orientação adequada e humanizada às mulheres em situação de violência.
Dezenas de mulheres prestigiaram o evento e tiveram uma aula sobre os tipos de violências domésticas e de que forma costuma se manifestar. Diante da explanação, foram relatados dramas vividos no lar, de agressão verbal a violência física. A moradora Tânia, sem cerimônia, relatou diante de todos os presentes, a agressão verbal que sofre constantemente, porém enfatizou que o seu parceiro não a agride fisicamente. “Ele me xinga de tudo quanto é nome, mais em mim não bate não, quem bate nele sou eu”, explicou Tânia.
Ao final do bate papo com a comunidade, foi iniciado o atendimento individual, para as pessoas que sentissem necessidade de orientação. A caravana fará atendimento, nesta quarta-feira (10), no Distrito de Caroba.
Oficina com a rede
Para promover o fortalecimento das redes locais de enfrentamento à violência contra as mulheres, a SPM realiza uma oficina de formação com a rede local nas questões referentes a gênero e violência contra as mulheres. A oficina é direcionada aos profissionais das áreas de segurança pública, saúde, educação, assistência social e operadoras/es do direito.
A ação das Unidades Móveis tem ainda função preventiva, através da realização de rodas de diálogo, oficinas e demais atividades de sensibilização nas comunidades rurais.
Calendário de atendimentos
09 a 11/05: Alagoinhas e Candeias
16 a 18/05: Catu e São Félix
23 a 25/05: Entre Rios e Cachoeira
30/05 a 1º/06: Senhor do Bonfim e Jequié
07 a 09/06: Caldeirão Grande e Nova Ibiá
12 a 14/06: Antônio Gonçalves e Jitaúna
11 a 13/07: Paulo Afonso e Curaçá
18 a 20/07: Macururé e Juazeiro