As secretarias de Saúde de Candeias, Madre de Deus, Santo Amaro, São Francisco do Conde, São Sebastião do Passé e Saubara voltam a se reunir esta semana para detalhar as ações do mutirão que vai ser realizado ainda este mês, em Candeias, para diversos procedimentos para uma camada da população que tem dificuldade de atendimento na Lista Única para cirurgias na Secretaria de Saúde do Estado.
No mutirão entre os dias 26 a 28 de julho, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, Centro de Candeias, serão realizados exames de ecg, raio-x, ultrassom, de laboratório e preventivo e, ao mesmo tempo, atualizado o cadastro destas cidades para encaminhar à Sesab a fim de serem agendadas as cirurgias quando houver indicação. No dia 5 de agosto, no Hospital Ouro Negro, em Candeias, serão realizados procedimentos complementares aos diagnósticos do mutirão.
A população de todas estas sete cidades é estimada em 271 mil habitantes: (Candeias – 90 mil), (Madre de Deus – 21 mil), (Santo Amaro – 62 mil), (São Francisco do Conde – 40 mil), (São Sebastião do Passé – 46 mil) e (Saubara – 12 mil).
Preparação
Outra reunião também abrangente foi realizada na quinta-feira, dia 6, na Prefeitura de Candeias, com equipes das Secretarias de Saúde da RMS para discutir o Mutirão de Saúde promovido pelo Governo do Estado por meio da Secretaria de Saúde do Estado (Sesab).
O mutirão, que tem como objetivo reduzir a fila de espera por procedimentos cirúrgicos na Região, vai oferecer nos dias 26, 27 e 28 de julho exames pré-operatórios para pacientes cadastrados na lista única da Sesab e no cadastro do município. Serão disponibilizados exames de ecg, raio x, ultrassom, laboratório e preventivo. De acordo com a Secretária de Saúde de Candeias, Soraia Cabral, o ecg, raio x e ultrassom serão realizados pela Sesab e os exames de laboratório e preventivo ficarão por conta do município.
Os procedimentos cirúrgicos oferecidos pela Secretaria de Saúde do Estado serão cirurgias de hérnia, vesícula e histerectomia, realizados a partir do dia 5 de agosto, no Hospital Ouro Negro. Na Lista Única da Sesab constam pouco mais de 600 pacientes, na Região, com cirurgias agendadas nas especialidades oferecidas.
TudoNews