Os cantores Tayrone Cigano (arrocha) e Danniel Vieira ( uma mescla de arrocha e sertanejo) são as principais atrações deste domingo, 13, como parte das comemorações dos 59 anos de aniversário de emancipação político-administrativa de Candeias.
Amanhã, segunda-feira, 14, data magna da Cidade das Luzes, abrilhantam a festa Psirico e Guig Guetto. Além deles, várias são as atrações locais privilegiando, como no São João do Aconchego, este ano, as bandas e cantores da cidade, como Ney Santos, Uires Vieira, Dj Big Head e Pérola Negra
Os shows começam as 15h, na Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes, a principal da cidade, e que leva o nome do primeiro prefeito de Candeias, de 1958 a 1962.
Para o prefeito Dr. Pitagoras Ibiapina (o 18° desde 1958 com alguns que repetiram mandato), a cidade precisa reverenciar a bela história que tem em todos os aspectos e áreas antes mesmo da emancipação.
História
Diz a lenda que, por volta de 1640, um milagre aconteceu em um córrego que cortava o Engenho Pitanga. O córrego transformou-se em fonte dos milagres e recebeu o nome de Candeias, que simboliza luz. Atraídos pelos milagres, os romeiros construíram as casas nos arredores da fonte e, com a descoberta do petróleo, mais pessoas passaram a viver no local. Assim, em 1958, este centro de adoração religiosa transformou-se no município de Candeias.
Economia
Com o décimo primeiro maior PIB do Estado da Bahia, as maiores atividades econômicas giram em torno de um consolidado parque industrial, um dos mais importantes portos do Brasil, o Porto de Aratu, além de fazer parte do Centro Industrial de Aratu, e estar próxima a segunda maior refinaria do país, Landulfo Alves – Mataripe (RLAM).
Turismo
A festa religiosa de Nossa Senhora das Candeias, que tem o ponto alto no dia 2 de fevereiro, atrai milhares de fiéis todos os anos com muita oração, alegria e animação.
Dentre os atrativos culturais, destaque para as construções seculares, palco de fé e religiosidade, como a Igreja Matriz de Nossa Senhora das Candeias, o Engenho Freguesia e a própria Fonte Milagrosa de Nossa Senhora das Candeias.
Candeias também é conhecida como a capital brasileira do Arrocha.