Secretaria de Justiça inaugura Unidade de Inclusão Socioprodutiva em Candeias

Por Redação
3 Min

Um centro de atendimento e assistência técnica a micro empreendedores e empreendedores familiares foi entregue, na manhã desta quinta-feira (14), em Candeias. Trata-se da quarta Unidade de Inclusão Socioprodutiva (Unis) do Estado, dentro do Programa Vida Melhor Urbano, da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS).

A Unis Metropolitana II também irá atender às cidades de São Sebastião do Passé, Madre de Deus e São Francisco do Conde. “Estamos vivendo uma crise econômica e, principalmente na Região Metropolitana, o grande problema é o desemprego. Ao inaugurar a Unis, estamos fomentando a renda do empreendedores informais. Temos que estimular a pessoa que vende frutas, faz unha e cabelo, vende lanches. Então, o objetivo é dar essa qualificação, orientação financeira e de gestão”, destacou o secretário da SJDHDS, Carlos Martins.

Ao todo, 420 empreendedores serão diretamente beneficiados. Destes, 360 receberão equipamentos e ativos.

Uma equipe de 18 Agentes de Desenvolvimento irá prestar ações continuadas de assistência técnica individualizada para aprimoramento dos negócios e, em um segundo momento, cursos de qualificação nas áreas têxtil, de alimentos, beleza e estética, e técnicas de venda. “Nosso foco está em capacitar aqueles que mais precisam, estimular a economia local e assegurar renda às famílias”, enfatizou Carlos Martins.

“É um prazer trazer essa Unis para cá, juntamente com o secretário Carlos Martins, um projeto de extrema importância, de assessoramento à nossa comunidade com técnicos e pessoas qualificadas”, afirmou o prefeito de Candeias, Dr. Pitágoras. Através de Termo de Cooperação, a Prefeitura cedeu o espaço onde funciona a Unidade.

Além de Candeias, Salvador, Lauro de Freitas e Feira de Santana também contam com Unis. O investimento é de R$ 1.2 milhão/trimestre em estrutura para as quatro Unis e mais R$ 1 milhão para aquisição de equipamentos, como kits, barracas e máquinas.

O evento contou com a presença da presidente da Fundação Luis Eduardo Magalhães (FLEM), Maria Quitéria – a entidade é parceira do Programa Vida Melhor Urbano -, de secretários municipais de Candeias, vereadores, Defesa Civil e Polícia Militar.

Compartilhe Isso