Missa comemora 25 anos de Irmãs Franciscanas no Brasil e em Candeias

Por Redação
3 Min

Uma missa comemorativa marcou os 25 anos da chegada das irmãs terciárias de São Francisco no Brasil. A celebração aconteceu na Igreja Nossa Senhora Virgem dos Pobres, no bairro do Malembá em Candeias. Atualmente, sete irmãs franciscanas moram na cidade e atuam junto à comunidade. A celebração foi realizada pelo bispo da Diocese de Camaçari e Candeias, Dom João Carlos Petrini e também contou com a participação do reitor do Santuário, Frei Jorge.

As irmãs franciscanas realizam uma série de trabalhos sociais no município, como arrecadação de alimentos para famílias de baixa renda, creche, cursos de música, dança e formação profissional, dentre outros, além do trabalho de evangelização na cidade.

Estiveram presentes na celebração autoridades e benfeitores, o deputado federal Nelson Pelegrino e o estadual Bira Coroa, a vereadora Marivalda, a vice prefeita Marcia Gomes, o secretário de administração do município Claudio Guedes e o secretário de estado e representante do governador, Carlos Martins, além de representantes religiosos da congregação franciscana de cidades da Região Metropolitana de Salvador, como Camaçari e Simões Filho.

Irmãs Franciscanas

A proposta de receber as Irmãs Franciscanas em Candeias foi do então Cardeal e Arcebispo da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, Dom Lucas Moreira Neves, que após um encontro com a Madre Geral da Ordem das Franciscanas Terciárias, falou da necessidade da realização de trabalhos missionários de caridade no Brasil. A chegada das primeiras religiosas à Paróquia aconteceu em 1992.

Nesse período foi criado foi fundado o Convento das Irmãs Franciscanas Terciárias Regulares de Todos os Santos. A casa das Irmãs em Candeias é o local onde são recebidas postulantes (que estão na primeira etapa de formação, a do conhecimento) e as aspirantes (que estão na segunda etapa, a do discernimento). Atualmente, a Ordem possui convento nas cidades de Candeias, Salvador e Paulo Afonso e em Santos (São Paulo).

Além do trabalho de formação religiosa, as Irmãs Franciscanas realizam diversas atividades para ajudar a comunidade local, dentre elas, a alfabetização de crianças, com a Escola San Manetto. Além disso, muitos jovens fazem cursos de computação, artesanato e dança, ensinados por professores contratados, que são pagos com doações da paróquia e da comunidade local.

resenhadenoticias

Compartilhe Isso