Os vendedores ambulantes que ficam entorno da Central de Abastecimento, em Candeias, na região metropolitana de Salvador, começaram a ser removidos na tarde desta segunda-feira (27). Notificados há mais de uma semana, os trabalhadores serão realocados para área interna da Central, segundo a Secretaria Municipal de Serviços Públicos. A ação foi criticada pelos ambulantes que afirmaram não possuírem condições de trabalho no local. “Se me der meu ponto, não vou colocar meu pé lá fora”, disse uma dos ambulantes a nossa reportagem.
A medida atende também as reclamações de pedestres e permissionários que circulam pela Central de Abastecimento e faz parte da Operação Cidade Legal que visa reorganizar os espaços públicos da cidade. Outros permissionários que trabalham na Central alegaram que a permanência dos ambulantes no lado de fora tem prejudicado as atividades por conta da concorrência desleal. “Trabalho aqui há mais de 20 anos e minhas vendas caíram quase 30%. Para não perder mercadorias nós doamos para as igrejas”, afirmou umas das permissionárias que não quis se identificar.
Leia Também
De acordo com a direção da Central de Abastecimento, o trabalho de ordenamento continuará durante toda a semana e que os ambulantes possuem barracas no local, mas alegam que não conseguem vender. “Vamos providenciar um local adequado para colocar os ambulantes”, explicou Adejair Santos, subsecretário de Serviços Públicos.