Prefeitura de Candeias realiza ação educativa para prevenção e combate do Aedes Aegypti

Por Redação
2 Min

Foto: ASCOM

Devido ao grande índice de casos de arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes Aegypti (Dengue, Zika, Chikungunya e Febre Amarela) na Bahia, e por consequência no município de Candeias, a Prefeitura por meio da Secretaria de Saúde, com apoio da Secretaria de Educação – Seduc veem intensificando as ações para combater o mosquito. Uma das ações foi realizada nessa quinta-feira, 11, no distrito de Menino Jesus, na unidade de saúde e unidade escolar do município.

Na Escola Conselheiro Luíz Viana, o tema foi abordado pela enfermeira e coordenadora da Atenção Básica, Karla Carneiro, de forma lúdica para uma maior compreensão e conscientização dos riscos das doenças e dos cuidados que devem ser tomados no dia a dia para evitá-las. Foram utilizados também vídeos infantis educativos para maior compreensão.

A unidade de saúde do distrito também teve as ações de combate e prevenção reforçadas. Além da palestra educativa ministrada por Karla Carneiro, contou também com informações da fisioterapeuta do Núcleo de Apoio a Saúde da Família – Nasf, Cleide Araujo, que apresentou os exercícios que podem ser realizados para amenizar, em até 40%, as dores pós Chikungunya e Zica, que permanecem no corpo de cinco a seis anos.
De acordo com a diretora de vigilância e saúde, Girlene Brito, a ação no distrito de Menino Jesus iniciou dia oito de julho e seguiu até o dia 11, fazendo busca ativa de casos, coleta sanguínea de casos suspeitos, palestras na Escola, bloqueio focal e perifocal além de orientação na comunidade. “As ações foram realizadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica, Atenção Básica, Secretária de Educação e equipe de combate às endemias”, disse Girlene.
O enfrentamento das arboviroses contou com a equipe técnica, composta por 30 profissionais. Na próxima semana a ação continua nos Bairros de Nova Candeias e Urbis I.

Compartilhe Isso