Os alunos dos cursos de manutenção de motocicleta e construção de móveis em paletes, do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai, participaram de uma oficina, na Praça Dr. Gualberto, quando colocaram em prática o que aprenderam nos quase dois meses de curso, realizado pelo Senai em parceria com a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Emprego e Renda – Semter.
Na aula prática de manutenção de motocicleta sob os olhos atentos do professor, George Anderson, os alunos desmontaram e montaram o veículo. Esta foi a primeira turma do curso na unidade Senai, que finaliza nesta sexta-feira, 26. A turma de construção de móveis de paletes, composta por 28 alunos, sob o comando do professor Rogério Chagas, montou, em praça pública, uma sapateira.
O coordenador do Senai em Candeias, Iran Braga, ressaltou o nível de aprendizagem dos alunos e informou que antes da conclusão do curso, alguns deles estão sendo convidados para trabalhar. "É muito gratificante ver o desempenho e comprometimento dos jovens. Estamos dando a esses jovens uma capacitação e assim dando mais oportunidade de conseguir uma vaga no mercado de trabalho e até mesmo empreender”, explicou.
A aluna do curso de móveis de palete, Débora Cardoso, está gostando muito do curso e da didática utilizada pelo professor. “Estou muito satisfeita com o curso, aprendi muito e já sairei daqui capacitada para colocar em prática tudo que aprendi. O professor é detalhista e isso nos ajudou”, disse Débora.
Além da doação do espaço para a construção da unidade Senai/Candeias, a Prefeitura vem investindo para manutenção dos cursos. O chefe do executivo garantiu que muito mais virá daqui para frente. Ao lado do prédio do Senai vai ser construída a nova Escola do Sesi (Serviço Social da Indústria), de Candeias.
Para o secretário de Emprego e Renda, André Junior, a parceria Senai/Prefeitura marca um novo ciclo na cidade. “Já capacitamos 140 alunos para o mercado de trabalho e agora temos mais jovens capacitados para serem inseridos no mercado, alguns com convite de trabalho”, comemorou.