A Braskem irá realizar um exercício simulado de emergência no Porto de Aratu, Candeias, nesta quinta-feira (15), a partir das 9 horas, no Terminal de Produtos Gasosos (TPG). A ação tem o objetivo de avaliar o sistema de combate a emergências no porto e no mar, considerando estratégias, tempo de resposta, recursos e equipamentos empregados, atendendo à resolução CONAMA 398.
O cenário utilizado como hipótese será uma falha no sistema de descarregamento do navio atracado, ocasionando vazamento de produto, seguido de vazamento de óleo hidráulico no mar.
O simulado terá início às 9h e término às 11h30. Neste período há previsão de alterações no fluxo e rotina na Baía de Aratu, diante da movimentação de equipes e veículos de emergência. Além disso, serão lançadas barreiras no mar e as embarcações de todas as categorias deverão manter uma distância de segurança mínima de 500 metros do local, que será sinalizado.
A operação foi autorizada e será monitorada pela CODEBA, Inema e Capitania dos Portos, e terá a participação de moradores das comunidades de Caboto, Madeira e Vila Esperança, em Candeias.
Para manter a qualidade na resposta a emergências dos prestadores de serviços especializados, é fundamental a realização periódica dos exercícios simulados, adotando todas as normas legais e melhores práticas de saúde, segurança e meio ambiente.