Parece que a pandemia do Covid-19 que se espalhou pelo mundo e já matou 77 pessoas até esta quinta-feira (26) no Brasil, não assusta os moradores de Candeias. Na manhã desta sexta-feira (27), o Centro da cidade estava com grande aglomeração de pessoas, principalmente nas agências bancárias, lotéricas e supermercados.
O público alvo do vírus são os idosos e, por incrível que pareça, eles são a maioria na rua. Além da grande circulação, as pessoas não estavam higienizando as mãos, os contatos com aperto de mão e abraços eram constantes e as filas indianas eram intermináveis.
A secretária de saúde do município, Soraia Cabral, falou que a gestão está fazendo tudo que é possível para a prevenção da Covid-19, mas sem o apoio da população o trabalho será em vão. “Precisamos que a população fique em casa, os idosos, principalmente. Tentamos aplicar as vacinas nas residências, mas não adiantou, os idosos saiam de suas casas para buscar na rua procurar; as cestas básicas também iriamos entregar em casa, mas as pessoas preferiram lotar à frente da Secretaria do Social e fazer filas indianas. Eu volto a alertar: aqui tem 100 mil pessoas, se não haver a colaboração da população estaremos vulneráveis ao vírus”, desabafou Soraia.
Pressão dos empresários
Alguns empresários do município também já colocaram pressão em cima do prefeito para reabertura do comércio no próximo dia 1º de abril.
A justificativa foi o pronunciamento do Presidente Jair Bolsonaro em cadeia nacional na última terça-feira (24). Os empresários da cidade redigiram um documento e enviaram para o prefeito com a solicitação.
Pitágoras ainda não se manifestou sobre o assunto.
Via Madre Notícias