Candeias recebe protetores faciais para profissionais de saúde

Por Redação
3 Min
Foto: Divulgação

A Secretaria de Saúde de Candeias recebeu nessa quinta-feira, 23, do Coletivo Coronavidas.net, a doação de 80 protetores faciais para ampliar a proteção aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate ao coronavírus e reduzir os impactos causados pela Covid-19 no município.

Candeias, que já contabiliza quatro casos confirmados da doença, recebeu os protetores faciais do reitor da Unopar/Candeias e professor do IFBA, um dos idealizadores do projeto Coronavidas.net, Antônio Cordeiro. “Compreendemos que as práticas de prevenção são fundamentais para o enfrentamento da doença. Por isso, ao tomar conhecimento de que Candeias já tinha confirmação do terceiro caso de coronavírus articulei junto ao projeto Coronavidas para contemplar o município e garantir a ampliação da segurança dos profissionais de saúde”, explicou Antônio Cordeiro, que também é voluntário do projeto.

De acordo com o prefeito, Pitágoras Ibiapina, a doação vem ao encontro das necessidades dos trabalhadores da área de saúde. “Somos muito gratos ao projeto Coronavidas.net, aos voluntários desse projeto altruísta e à Unopar/Candeias, na representação da reitoria, por atender a nossa demanda por protetores faciais”.

A secretária de saúde, Soraia Matos Cabral, esclareceu que a confirmação do quarto caso evidencia a necessidade mais acentuada de práticas de proteção e segurança do trabalho: “Nós sabemos que, em razão da pandemia, há um colapso hoje na disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para a rede de saúde. Por isso, a ação do Coronavidas foi fundamental para nosso município”.

Solidariedade em ação

O projeto conta hoje com mais de 500 voluntários, está presente em cinco estados – Bahia, São Paulo, Rio de Janeiro, Amazonas e Mato Grosso do Sul e em mais de 15 cidades e atua em diferentes frentes de trabalho: produção de protetores faciais, produção de respiradores e análise de dados com a equipe de pesquisadores em Data Science. Fruto de trabalho voluntário de pesquisadores da Unopar/Candeias, Instituto Federal da Bahia (IFBA), Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), e-Nable Brasil, Instituto Recôncavo de Tecnologia, da Ong Pepo e da sociedade civil, o projeto tem como meta entregar mais de 90 mil protetores faciais na Bahia. Deste total, mais de 40 mil é resultado de uma articulação do projeto Coronavidas com a Mondial, empresa de eletrodomésticos.

Área de anexos

Compartilhe Isso