O Governo do Estado divulgou na manhã desta sexta-feira (7/8) os detalhes do relaxamento da proibição dos transportes rodoviários e hidroviários na Bahia. Por meio terrestre, a gestão estadual disponibilizou a lista de 100 linhas de longa distância, intermunicipais, autorizadas a retomar as atividades. A medida é válida apenas para locais em até 100 km distante de Salvador.
“A partir de agora iremos realizar o retorno progressivo, lento e gradual da retomada. Estamos no terceiro dia seguido com taxa de ocupação dos leitos de UTI abaixo de 70% em Salvador. Usamos o parâmetro de ocupação dos leitos para retomar o transporte. Se continuarmos até o final de semana com esse índice, iremos liberar o transporte metropolitano de Salvador e o transporte intermunicipal”, destacou o governador Rui Costa (PT).
Ao todo, 42 municípios foram incluídos na primeira etapa de flexibilização. As saídas e chegadas de transporte interestadual serão permitidas nestes locais mediante a venda de passagens antecipadas, com 50% de redução da ocupação e testagem dos funcionários.
Leia Também
Estão na lista Alagoinhas. Amélia Rodrigues, Antônio Cardoso, Araças, Aramari, Aratuípe, Cachoeira, Catu, Conceição da Feira, Conceição do Almeida, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Feira de Santana, Governador Mangabeira, Ipecaetá, Irará, Itanagra, Jaguaripe, Maragogipe, Muniz Ferreira, Muritiba, Nazaré, Pedrão, Salinas da Margarida, Santo Amaro, Santo Antônio de Jesus, Santo Estevão, São Felipe, São Felix, São Gonçalo dos Campos, Saubara, Teodoro Sampaio, Camaçari, Candeias, Dias D’ávila, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé .
Por outro lado, as perações das linhas metropolitanas serão retomadas em todas as cidades com ligação rodoviária. Salvador, Lauro de Freitas e Simões Filho, que mantinham linhas operando devido à ligação física entre os municípios, passam a operar linhas também com Camaçari, Candeias, Dias D’Ávila, Madre de Deus, Mata de São João, Pojuca, São Francisco do Conde e São Sebastião do Passé.
No sistema hidroviário, lanchinhas e Ferry Boat, continua valendo a ocupação máxima em 50%. A novidade será o cumprimento do quadro de horário regular, incluindo sábados, domingos e feriados. Lanchinhas voltam a funcionar a partir das 5h até as 21h, e os ferries com saídas de hora em hora, de 5h às 23h30. A operação de Catamarãs para Cairu em Morro de São Paulo será retomada, cumprindo o quadro de horário regular e também com restrição de embarque de 50% da capacidade das embarcações.
Vale lembrar que as regras de higienização regular e a proibição de entrada e permanência de passageiros sem máscara de proteção individual nas embarcações, veículos e terminais devem ser respeitadas. Nos terminais, o funcionamento dos guichês deverá cumprir os protocolos impostos pelos órgãos de saúde e fazer cumprir medidas de distanciamento entre passageiros e funcionários. As medidas serão adotadas em todo o plano de retomada dos serviços em transportes, e foram definidas a partir de critérios técnicos.