O desfile cívico da Independência do Brasil retornou após a sua suspensão durante 2 anos por causa da pandemia. O evento que comemora o bicentenário da data magna do país iniciou, às 8h da manhã, na Praça Dr. Gualberto, com o hasteamento das bandeiras.
O evento, coordenado pela Secretaria de Educação – SEDUC, com o tema “As histórias que a História não contou”, foi embalado ao som das fanfarras. A comitiva do Prefeito Pitagoras Ibiapina seguiu em caminhada pela Rua 13 de Maio, em direção a Central de Abastecimento, circuito oficial do desfile.
Leia Também
Os alunos do Colégio Estadual da Polícia Militar, aguardavam em concentração e deram início às apresentações. Segundo o capitão Diego Marques, este momento desperta o sentimento pátrio e cívico nos alunos. “É um sentimento que envolve tanto estudantes quanto os professores do colégio, da importância ordem, da disciplina e da família”, disse.
O estudante Guilherme Fernandes, de 8 anos, acompanhou com a família o ato cívico aos sons das alvoradas de fogos e dos hinos Nacional e Municipal. “Hoje é 7 de Setembro, Independência do Brasil, eu aprendi na minha escola. Eu estou feliz por estar aqui e ver o desfile”, expressou.
Se apresentaram também, além dos estudantes das Escolas Municipais, que trouxeram em suas alas diversas representações importantes como a Agricultura Familiar, a luta dos povos indígenas e os escritores e artistas candeenses, o grupo de Controle de Endemias; Corpo de Bombeiros; Equipe da Saúde da Família; Serviço Móvel de Urgência – Samu. Os atletas e equipes de esportes do município, dentre as quais de voleibol, futebol, karatê, fizeram a passada no circuito da Independência.
Participaram ainda o grupo de Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia; Bombeiro Civil; e Guarda Municipal.
Juliana Pereira demonstrou felicidade por estar presente. “Achei o desfile lindo, perfeito! A chuva atrapalhou um pouquinho mas nada que tirasse a beleza do desfile. Venho todo ano e nunca me arrependo”. Já Edmilson Barbosa disse ser fanático pelo desfile. “Desde o tempo que eu estudava, quando era aluno de Jair
Cardoso. Por isso, me emociono. Foi meu professor e grande amigo. Achei o desfile uma maravilha!”.
Participaram autoridades, vereadores e secretários municipais.
Ao final das apresentações das escolas foi a vez da equipe de organização da Secretaria de Educação – Seduc, Samu, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes – SMTT, TFD, Viatura do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, a equipe do Proteger e também o novo Ônibus do Social, adquirido no início deste ano com recursos próprios.