Os alunos da Educação de Jovens e Adulto – EJA, da rede municipal de ensino, participaram na noite dessa segunda-feira, 12, da aula inaugural do Programa Jovem, Adulto e Qualificado, realizado pela Prefeitura por meio da Secretaria da Educação – SEDUC em parceria com o Senai.
O Programa oferece cursos profissionalizante de padeiro, confeiteiro, pizzaiolo, pintor de ambientes, mecânico de refrigeração, mecânico de motos e manutenção de smartphones e notebooks para os 175 alunos da EJA, que estão devidamente matriculados, sendo este o principal critério para fazer parte do programa.
O Jovem, Adulto e Qualificado tem o objetivo de garantir um sistema de ensino com oportunidades educacionais apropriadas, considerando as características dos estudantes, seus interesses, condições de vida e de trabalho, além de fomentar o aumento do número de jovens e adultos interessados em retomar à escola em busca de uma formação significativa e qualificada para o mundo de trabalho.
Leia Também
“Ser protagonista significa ter o controle da sua vida e consciência do seu poder de decisão. Tenham compromisso com o futuro de vocês, é dessa forma que acreditamos nas mudanças. Aproveitem a bem a oportunidade”, ressaltou o secretário da Educação Cássio Vinicius.
Para Jessica da Silva (23), aluna da Escola Papa Paulo VI, esta é uma oportunidade para realizar o sonho de se tornar a primeira mulher a ter uma oficina mecânica na cidade. “Estou muito animada com o curso que vou fazer, estudar mecânica de motos é o primeiro passo para realizar meu sonho de abrir a ‘Oficina Feminina’ e ser a primeira mulher a empreender nesse ramo”, relata.
O prefeito Pitágoras Ibiapina destacou a importância da implantação de cursos profissionalizantes do Senai para os estudantes do município. Lembrando que no passado, os alunos precisavam se deslocar para outras cidades em busca de qualificação profissional. “Sintam-se privilegiados neste momento, pois se abre uma porta de oportunidades na vida de vocês. Estudar abre horizontes, nunca parem de estudar”, encorajou o gestor, que na oportunidade falou que em breve mais alunos serão contemplados.
De acordo com a SEDUC os alunos das escolas Papa Paulo VI, Alfredo da Silva Serra, Tércia Borges, e Alzira Ferreira terão três dias de aulas regulares e dois dias de aulas do curso profissionalizante no período noturno. Com relação ao EJA, as matrículas acontecem no início do ano letivo seguindo cronograma das escolas da rede municipal.