A segunda edição dos Jogos Estudantis 2022, que tem a participação de escolas públicas e privadas do município, foi aberta na manhã desta sexta-feira, 16, com uma corrida de revezamento que saiu da Praça Dr. Gualberto Dantas Fontes com destino ao Ginásio de Esporte Professor José Cardoso, às margens da BA 522, onde foi acesa a Pira Olímpica, símbolo dos Jogos Estudantis.
De acordo com a Secretaria da Educação-SEDUC, os jogos estudantis têm como objetivo à implantação de políticas públicas do esporte educacional, contribuindo e buscando ampliar a integração social, educativa e socioemocionais entre os estudantes matriculados na Rede de Ensino de Candeias. A organização dos jogos é de responsabilidade das secretarias da Educação e Esportes e Lazer-SESLA.
São 16 escolas entre municipais, estaduais e particulares na disputa: 14 de Agosto (Caroba), Albertina Dias Coelho (Passé), Alfredo Serra, Argentina Castelo Branco (Colônia), Conselheiro Luiz Viana (Menino Jesus), Ivonice Costa Sotero (Passagem dos Teixeiras), Papa Paulo VI, Tércia Borges, Yeda Barradas Carneiro; as estaduais são: Colégio da Polícia Militar, Professor Dásio, Luís Viana, Ouro Negro, Polivalente e as particulares Nossa Senhora das Candeias, Centro Educacional Futuro da Criança.
O Secretário de Esporte e Lazer, Rivas Tertuliano, salientou que “os jogos estudantis é importante para a cidade, para união esportiva, juntando as escolas do município públicas e particulares, com a colaboração dos gestores, melhorando a parte da competição e agregando valor para os participantes, como o saber perder e ganhar”, disse.
Para o aluno Paulo Henrique, da Escola Municipal Alfredo Serra, os jogos são importante, pois incentiva e motiva os alunos a prática de esportes na cidade.
A primeira partida começa na próxima terça-feira, 20, e as modalidades esportivas disputada serão voleibol, basquete e handebol.