Prefeitura realiza Tradicional Festa dos Pescadores em Passé

Por Redação
2 Min

Foi realizada neste domingo, 18, a Festa dos Pescadores no distrito de Passé, onde mais de 500 pescadores e marisqueiros artesanais tiveram motivo a mais para comemorar. A Prefeitura de Candeias sancionou o Auxilio Defeso Inverno Municipal, sendo a segunda cidade do recôncavo baiano a garantir esse direito aos profissionais da pesca. A prefeitura realizou neste fim de semana o primeiro pagamento do auxilio defeso municipal.

Para a pescadora e neta de pescadores, Michele de Jesus, o auxílio vem em boa hora e vai servir para complementar a renda da família, “Estou feliz com mais esta conquista, esse dinheiro veio em boa hora e vai complementar a renda da minha família”, comemora.

“Achei ótimo essa ajuda, recebo o auxilio do Governo Federal e agora recebo o auxilio do município no inverno, período que é sempre difícil para quem vive do mar”, relata o pescador Carlos Santo. O profissional que começou a pescar aos 10 anos em companhia dos pais disse que só agora pôde ver o reconhecimento e garantia dos direitos da profissão serem assegurados.

Para festejar em grande estilo os moradores de Passé contaram com o samba e partido alto da Banda Por Amizade, o pagode da banda Rei do Baile e para finalizar o empolgante arrocha, com Rhensson Cara de Peixe.

Auxílio Defeso Municipal

O Auxílio Pescador, Lei Nº 1.346/2022, dispõe sobre a Concessão de Benefício municipal ao Pescador Profissional que exerce a atividade pesqueira de forma artesanal. O auxílio defeso de inverno no valor de R$ 300 foi constituído para os pescadores e marisqueiros artesanais durante os meses de junho, julho e agosto. Atualmente, são mais de 500 trabalhadores da atividade pesqueira em Candeias devidamente cadastramos.

Compartilhe Isso