Candeias- No verão, a transmissão de doenças como dengue, Zika e chikungunya ganha impulso. A combinação de calor e chuvas promove o ambiente ideal para a proliferação do mosquito transmissor das doenças. E para evitar a propagação da enfermidade no Município, a Prefeitura de Candeias faz um alerta à população para os cuidados com a dengue durante o período sazonal.
Visando controlar os casos na cidade, o Departamento de Controle de Endemias, está intensificando as ações de combate ao vetor em diversos bairros da cidade, e reforça para que os moradores colaborem com os agentes de endemias durante as visitas às residências.
Leia Também
O coordenador de Endemias, Ronnie Von, ressalta que os moradores devem colaborar e manter os quintais sempre limpos, eliminando todo e qualquer recipiente que possa acumular água parada, inclusive com a verificação de calhas, caixas d’água, vasos e pratos de plantas.
A Secretaria de Saúde pede o apoio e colaboração da população nos cuidados básicos para reduzir a infestação de mosquitos, realizando vistorias constantes nos vasos de plantas, calhas, águas paradas ou qualquer local que possa acumular água totalmente cobertos com telas/capas/tampas, impedindo a postura de ovos do mosquito Aedes aegypti.
A Prefeitura alerta aos moradores que não esteja na residência nos momentos de visita dos agentes, a importância de procurar na PSF do seu bairro a supervisora de Endemias da localidade para uma nova visita no imóvel ou para agendamento.
Os principais sintomas da dengue são:
Febre alta > 38°C;
Dor no corpo e articulações;
Dor atrás dos olhos;
Mal-estar;
Falta de apetite;
Dor de cabeça;
Manchas vermelhas no corpo.
Todos os medicamentos têm contra indicações e efeitos secundários. Portanto, na presença dos sintomas, o munícipe deve procurar o posto de saúde ou UBS mais próxima. Em casos de dúvidas, o morador deve entrar em contato através do telefone: 3605-2220/Ramal 1111.