Com o objetivo de agilizar a realização de cirurgias gerais, ginecológicas, oftalmológicas e vasculares, além de reduzir a demanda gerada por conta da pandemia da Covid-19, é que a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU), irá promover nos próximos dias o Mutirão Municipal de Cirurgias Eletivas (MMCE).
De acordo com a Sesau, serão ofertados procedimentos cirúrgicos de diversos tipos de hérnias, retirada do útero por mioma, pedra na vesícula, laqueadura e vasectomia. Na parte oftalmológica, serão ofertadas cirurgias de catarata, pterígio (carne no olho) e capsulotomia a Yag Laser (limpeza de lente para os que já fizeram cirurgia de catarata), além de consultas e toda parte de exames oftalmológicos. O público prioritário são pessoas acima de 60 anos.
Leia Também
Na área de Angiologia, os pacientes com varizes e que sentem dores e sensação de peso nas pernas também poderão participar. A grande inovação do mutirão é que serão ofertadas meias elásticas de compressão, USG doppler de vasos e tratamento com espuma ecoguiada.
Para ter acesso ao mutirão, os pacientes deverão se dirigir ao local que será indicado posteriormente pela Secretaria de Saúde, para se cadastrar e ter acesso a data e local onde ocorrerão as consultas de triagem, de acordo com a necessidade.
A Prefeitura de Candeias está contratando serviços de saúde da rede privada, com expertise neste tipo de ação, para ofertar aos pacientes consultas com especialistas, exames pré-operatórios, a exemplo de eletrocardiograma e ultrassonografia. Na oportunidade, estes já sairão com a cirurgia agendada. Os procedimentos devem ocorrer ainda no primeiro semestre de 2023.