A Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência em parceria com o Núcleo e Atendimento, Orientação e Apoio as crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência (NAVI), realizou nesta quinta-feira (2), um curso de capacitação (de forma presencial), com os profissionais que trabalham na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
Leia Também
O curso foi ministrado pelo Coordenador do órgão estadual, Marcos Magalhães, que entre outros temas, apresentou um histórico da legislação referente aos direitos da criança e do adolescente e a estrutura atual da rede assistencial do município.
“O objetivo é fortalecer a atuação do atendimento e encaminhamento relacionados as crianças e adolescentes vítimas de violência, trazendo a lei 13.431/2017 que aborda competência, tanto da própria rede quanto dos órgãos especializados. Tiramos dúvidas e nos colocamos sempre a disposição do município sobre o tema”, explicou.
O secretário de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), Gilvanei Pereira, disse que o número de violação dos direitos da criança e adolescente vem crescendo no município e por isso a capacitação dos agentes que cuidam do assunto se fez tão importante. “Capacitamos esses agentes para receber e acolher da melhor forma possível essas crianças e adolescentes que sofreram algum tipo de violência. Aqui nos unimos para formar uma rede de combate a essas violações em nossa cidade”.
Participaram da ação, a responsável pela Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), a delegada Erica Guimarães. Representado a 10ª CIPM, o Tenente PM Sidcley e subtenente PM Lins, além de membros do Conselho Tutelar, Assistentes Sociais, Psicólogos, entre outros.
O evento aconteceu na Câmara de Vereadores de Candeias e teve continuidade de forma remota nesta sexta-feira (3), via Google meet.