Obra em Candeias aumenta capacidade de abastecimento de Salvador e RMS, mas falta de água afetará localidades na segunda-feira (13)
A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) iniciará uma obra de R$106 milhões para duplicação da adutora principal de água tratada, em Candeias, com o objetivo de aumentar a capacidade de abastecimento de água em Salvador e alguns municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e da região de Amélia Rodrigues. Como resultado, o fornecimento de água será interrompido na próxima segunda-feira (13), a partir das 8h, em algumas áreas da capital, RMS e região de Amélia Rodrigues.
A Embasa realizará a interligação de um trecho de quatro quilômetros de duplicação de adutora no sistema integrado de abastecimento (SIAA) de Salvador. O novo trecho será interligado na adutora existente em dois pontos: próximo à Bahiafarma, em Simões Filho, e nas imediações do bairro da Palestina, em Salvador. A conclusão dos serviços programados está prevista para 0h da terça-feira (14 de março).
De acordo com o presidente da Embasa, Leonardo Góes, a duplicação vai melhorar a capacidade de abastecimento com mais qualidade e menos interrupções, principalmente na Grande Salvador. A obra estruturante aumentará a confiabilidade do sistema, criando redundância, já que, em caso de vazamento em uma das tubulações no trecho duplicado, haverá a possibilidade de continuar abastecendo pela outra, implantada em paralelo.
Durante o período de interrupção, recomenda-se que a população faça o uso racional da água disponível no reservatório domiciliar ou armazenada para uso. Haverá interrupção em diversas localidades de Salvador, incluindo Aeroporto, Águas Claras, Alto da Terezinha, Alto do Cabrito, Alto do Coqueirinho, Arenoso, Arraial do Retiro, Bairro da Paz, Barreiras, Boa Viagem, Boa Vista de São Caetano, Boca da Mata, Bom Juá, Bonfim, CAB, Cabula, Cabula VI, Cajazeiras, Calabetão, Calçada, Caminho de Areia, Campinas de Pirajá, Canabrava, Capelinha, Cassange, Castelo Branco, Colinas de Periperi, Coutos, Curuzu, Dom Avelar, Doron, Engomadeira, Fazenda Coutos, Fazenda Grande, Fazenda Grande do Retiro, Granjas Rurais Presidente Vargas, IAPI, Ilha Amarela, Ilha de Bom Jesus dos Passos, Ilha de Maré, Ilha dos Frades e Itacaranha.