Curso de defesa pessoal para mulheres ajuda no empoderamento feminino em Candeias

Por Redação
2 Min

 

Na terça-feira (14), a Prefeitura de Candeias, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer (SESLA), promoveu um curso de defesa pessoal para mulheres em comemoração ao Dia Internacional da Mulher. A iniciativa aconteceu no Ginásio Poliesportivo e contou com a participação de 22 mulheres de todas as idades. O objetivo foi fornecer noções básicas de defesa pessoal para o gênero, como uma forma de defesa em situações de perigo ou violência.

Durante a aula, ministrada pelo professor e faixa preta de jiu-jitsu, Rivas Tertuliano, as participantes aprenderam técnicas de gestão de conflitos, condicionamento físico, esquivas, quedas, projeções, agarro e encadeamentos de possibilidades de chaves. Além disso, foram orientadas sobre o reconhecimento de situações de risco. O curso ajudou no empoderamento feminino, fornecendo autoconfiança e conhecimento das técnicas de defesa pessoal.

A iniciativa é importante diante dos números alarmantes de violência contra a mulher no país. Segundo dados, uma mulher é vítima de agressão a cada quatro horas no Brasil, com a Bahia tendo um aumento de 58% de casos de violência. Em 2022, foram mais de 18 milhões de mulheres vítimas de violência, o que equivale a mais de 50 mil vítimas por dia. Diante desse cenário, é fundamental que existam iniciativas como o curso de defesa pessoal para mulheres em Candeias, que reforçam a importância da conscientização e do empoderamento feminino.

Caso você sofra ou presencie algum tipo de violência física, psicológica, sexual, patrimonial e moral, existem diversos serviços e instituições que podem prestar o atendimento e o apoio necessário, como o CRAM, localizado na rua Constantino Pachêco, no antigo espaço Fênix, próximo aos Correios, em Candeias, a Central de Atendimento à Mulher – 180 e WhatsApp (61-99656-5008), a Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM) – (71) 3601-8785 e a Emergência Policial – 190.

Compartilhe Isso