A Defesa Civil de Candeias tem intensificado suas ações preventivas para minimizar os riscos de alagamentos e deslizamentos durante o inverno. Desde o início do ano, a Secretaria de Serviços Públicos (SESP) tem realizado a limpeza de canais e a cobertura de encostas em áreas de risco, além de orientar a população sobre os cuidados necessários. O superintendente da Defesa, Abdoral Júnior, explicou em entrevista à Rádio Baiana FM que a condição geográfica da cidade é desafiadora e que, por isso, a ação preventiva é fundamental.
A cidade de Candeias é totalmente verticalizada, o que complica ainda mais a situação durante o período de chuvas intensas, que ocorre até o final de junho. Por isso, a Defesa Civil trabalha de forma ostensiva para minimizar os efeitos causados pelas fortes chuvas. Desde as chuvas de 2020, a Defesa Civil refez o mapeamento de áreas de risco, que passou de 22 para 29 áreas acompanhadas pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e cuidadas diretamente pela administração.
Leia Também
Um dos pontos sensíveis abordados pelo superintendente Abdoral Júnior foi a situação dos moradores da Rua Barão do Rio Branco, que já receberam quase 90% de cobertura de lona por parte da prefeitura. Outro problema recorrente é a construção irregular e o descarte de lixo nas encostas, que são grandes geradores de ocorrências para os locais onde são colocados. A Secretaria de Serviços Públicos vem trabalhando com orientações aos moradores para que não joguem lixo nem descartem materiais nas encostas, com o objetivo de diminuir os riscos.
Em caso de alagamentos, enchentes e desabamentos, a população pode acionar a Defesa Civil através do Disk Defesa Civil, pelo número (71) 3599-0226. A atuação preventiva da Defesa Civil de Candeias é fundamental para garantir a segurança da população durante o inverno e evitar prejuízos materiais e humanos.