Mutirão de Cirurgias Eletivas em Candeias traz tecnologia oftalmológica de ponta

Por Redação
3 Min

O médico oftalmologista Cristiano Andrade falou sobre as patologias oftalmológicas e as cirurgias que serão realizadas no Mutirão Municipal de Cirurgias Eletivas na cidade de Candeias, promovido pela Prefeitura da cidade. Ele explicou que o pterígio é uma alteração na membrana transparente do olho, chamada de conjuntiva, que costuma ser sobre a superfície do olho em direção à pupila e é conhecido popularmente como “carne no olho”. Já a catarata é o envelhecimento do cristalino, um órgão interno do olho, que se não for tratada pode levar à cegueira. O médico também explicou que a capsulotomia YAG laser é um procedimento que remove a opacidade presente em uma cápsula do olho, que protege o cristalino, deixando a membrana ocular transparente novamente.

Andrade destacou que o mutirão trará o que há de melhor e mais moderno em termos de tecnologia oftalmológica e que a equipe médica é extremamente qualificada. Ele ainda esclareceu que o pterígio pode acontecer em qualquer idade, enquanto a catarata é mais comum em pessoas a partir de 55 anos de idade. O médico recomendou o uso de óculos escuros para prevenir o pterígio, pois a exposição aos raios ultravioleta é uma das principais causas da doença. Em relação à diabetes, a catarata é mais precoce em pacientes com diabetes não controlada.

Andrade explicou que a catarata é a doença mais complicada, pois pode levar à cegueira, e que a cirurgia é complexa e exige equipamentos e médicos treinados. Ele orientou que a preparação para a cirurgia é feita pela equipe médica e que é preciso dilatar a pupila, fazer avaliação, exames e medir a glicemia. O médico também esclareceu que não há uma idade mais delicada para realizar a cirurgia, mas é mais delicado em crianças ou idosos com comorbidade. Quanto ao tempo de recuperação, ele afirmou que é relativo e depende da dureza da catarata e do tempo que o paciente demorou para procurar um médico, mas geralmente em 30 dias a pessoa pode se sentir curada da doença.

Compartilhe Isso