O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) de Candeias é a porta de entrada para a assistência social na região. O órgão público, mantido pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social (SEDAS), oferece uma série de serviços com o objetivo de fortalecer a convivência das famílias e comunidades, localizadas principalmente em áreas de maior risco social.
O CRAS promove a organização e articulação das unidades da rede socioassistencial com base no conhecimento do território, facilitando o acesso da população aos serviços, benefícios e projetos de assistência social. A equipe do CRAS também apoia ações comunitárias, por meio de palestras, campanhas e eventos, atuando junto à comunidade na construção de soluções para o enfrentamento de problemas comuns.
Leia Também
Os serviços oferecidos pelo CRAS incluem o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF), o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e orientação sobre benefícios assistenciais, bem como a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. O órgão atende a famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.
Para ter acesso aos serviços oferecidos pelo CRAS, basta procurar a unidade mais próxima de sua casa. Os serviços são públicos e gratuitos. Em Candeias, há três unidades: CRAS 1, que atende a comunidades como Urbis 1, São Francisco, Ouro Negro, Dom Avelar, Sarandi, Nova Brasília, Centro, Massapê, Santa Clara, Fazenda Mamão, Pindoba, Massuim de Dentro, Massuim de Fora, Condomínio Ouro Negro, Biodiesel, Maria Quitéria, Triângulo e Pitanga; CRAS 2, que atende a comunidades como Urbis 2, Malembá de Baixo, Areia, Condomínio da Areia, Bairro da Paz, Mata Cavalo e Passé; e CRAS 3, localizado no distrito da Caroba e que também atende a comunidades de Madeira, Mangabeira,