A primeira-dama de Candeias, Soraia Cabral, assumiu nesta sexta-feira (26/05) a presidência estadual do PP Mulher, com o intuito de fomentar ações afirmativas e construir candidaturas femininas competitivas para as eleições majoritárias e proporcionais em todo o estado, no próximo ano.
Soraia Cabral, atual chefe de Gabinete do município da região metropolitana de Salvador. No ano passado, ela concorreu ao cargo de deputada estadual e obteve expressivos 32,45% dos votos na cidade, o que representa 14.942 eleitores. O segundo colocado, vereador Silvio Correia, recebeu 3.713 votos (8,06%). Com sua experiência e comprometimento, a primeira-dama terá um papel preponderante no pleito do próximo ano.
Em entrevista ao IB, Soraia Cabral foi questionada sobre a possibilidade da vice-prefeita Marivalda da Silva (PT) contar com o apoio do prefeito Pitágoras na disputa do próximo ano. Segundo fontes petistas, haveria uma investida para Soraia assumir o mandato de deputada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBa), substituindo algum parlamentar que seria efetivado como secretário estadual. No entanto, a primeira-dama negou qualquer articulação e abriu o jogo.
Ela ressaltou seu compromisso com o PP Mulher e seu partido, destacando que sua decisão de permanecer nele foi baseada em sua família e no grupo que a acompanha. Soraia afirmou categoricamente que não apoiará nenhum candidato condicionado a acordos políticos, ressaltando que o candidato do prefeito Pitágoras será lançado por ele e terá total confiança e alinhamento com seu projeto político.
Soraia também deixou claro que, embora Marivalda seja sua amiga e vice-prefeita, ela não é a candidata do prefeito. A escolha do candidato será feita pelo prefeito, mas o nome ainda não foi revelado. A primeira-dama defendeu que a escolha será baseada em afinidade política, confiança e competência técnica para continuar o avanço de Candeias. Ela ressaltou que a velha política não deve ser trazida para a cidade, que evoluiu nos últimos anos.
“A gente não vai aceitar condição e essa é a nossa condição para que o PP em Candeias permaneça ao lado do Governo do Estado. É um direito do prefeito decidir e não do Partido dos Trabalhadores. Então eu te garanto que ela não é a candidata do prefeito. É nossa amiga, é a nossa vice-prefeita, é alguém que a gente gosta, mas não é ela a candidata do prefeito, não”, sentenciou
É importante ressaltar que o PP é um partido que faz parte do Governo do Estado, e se houver interesse do governo em contar com o apoio de Candeias nas eleições ou em futuros projetos, deve-se respeitar o direito do prefeito Pitágoras de lançar seu candidato a suplente. Soraia deixou claro que não aceitarão imposições e que a decisão do prefeito é soberana.
Com essa nova posição de destaque no PP Mulher, Soraia Cabral está determinada a fortalecer as candidaturas femininas, proporcionar mais representatividade e ampliar a participação das mulheres na política de Candeias. Sua liderança e compromisso serão fundamentais para impulsionar ações afirmativas e construir um futuro mais igualitário e democrático no município.
Com informações do Informe Baiano