Fazedores de Cultura de Candeias participam de oficinas em alusão à Lei Paulo Gustavo

Por Redação
2 Min

Fazedores de cultura de Candeias estiveram engajados em uma série de oficinas, nos dias 29 e 30 de maio, em alusão à Lei Paulo Gustavo no município. O evento ocorreu na Casa da Música, localizada no centro da cidade, e reuniu pessoas ligadas a diversos segmentos culturais.

O objetivo das oficinas foi fornecer esclarecimentos sobre a aplicação da Lei Paulo Gustavo (Complementar nº 195 de 08 de julho de 2022), que foi regulamentada pelo Decreto Federal n° 11.525 de 11 de maio de 2023. Essa foi a primeira etapa de um ciclo de oitivas planejado pela Secretaria de Cultura e Turismo (SECTUR) para envolver os interessados.

A Lei Paulo Gustavo prevê um repasse histórico de R$ 3,8 bilhões destinados ao setor cultural, sendo que Candeias receberá pouco mais de R$ 760 mil. Esse montante representa uma oportunidade única para impulsionar a cultura local e apoiar os talentos da região.

No primeiro dia das oficinas, a bibliotecária e especialista em editais, Marcia Rodrigues, foi a facilitadora e apresentou os principais aspectos da lei, além de fornecer informações sobre os documentos necessários para iniciar o processo de captação de recursos por meio do Fundo de Cultura.

No segundo dia, as orientações foram conduzidas por Marcia Rodrigues e pela secretária executiva da Secretaria de Cultura e Turismo, Joselilde Maria. Nesse dia, os participantes foram divididos em grupos de acordo com o eixo cultural ao qual estavam vinculados, como dança, audiovisual, artesanato, música e entidades tradicionais.

Estiveram presentes produtores culturais, trabalhadores da cultura, economia criativa e solidária, audiovisual, cultura popular, música, artes cênicas, comunidades tradicionais de matriz africana e movimento hip hop. Durante as oficinas, eles tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da regulamentação, esclarecer dúvidas e discutir estratégias para direcionar o uso dos recursos no município

Compartilhe Isso